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Várzea Grande

Unidade especial promove o resgate da autoestima e reforça o ensino em VG

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O Bom da Notícia

Sair da zona de conforto exige mais que vontade, requer persistência, retidão e responsabilidade consigo mesmo. A decisão de mudar geralmente é tomada por adultos em dificuldades, mas nem sempre é assim! Adolescentes estão fazendo a diferença e valorizando as oportunidades, como é o caso dos estudantes Rodrigo Souza, 16, e Ícaro Bispo, 15 que estão frequentando as atividades do Caderno II, driblando todas as adversidades que surgem pelo caminho.

Não importa o meio, de carro, de bicicleta, de ônibus ou a pé, todos os dias eles acordam cedo, madrugam com um objetivo: aprender cada vez mais.

Para os dois jovens preguiça e comodismo não são sinônimos de uma vida mais carente, e, muito menos justificativa para não buscar um futuro melhor. Toda essa perseverança que exala dos poros desses meninos revelou o tímido Ícaro como destaque no xadrez, dono de um segundo lugar em uma competição recente, e o introvertido Rodrigo, um talento na dança.

Os dois estudantes integram um grupo de 150 meninos e meninas entre 13 e 17 anos que participam das atividades ofertadas pelo Projeto Social ‘Caderno II’, um braço da prefeitura municipal de Várzea Grande, que por meio da secretaria de Assistência Social, foca no resgate da autoestima de estudantes que estão ociosos no contra turno escolar. Mais que ofertar atividades que preencham tempo e atenção dos participantes, as atividades levam conhecimento, reforço escolar e potencializam talentos.

“Para, além disso, os facilitadores – que aqui fazem o papel de professores – levam para as salas mais que ensino, levam acolhimento, aconselhamento, carinho e atenção, coisas que muitos não têm em casa por vários motivos. Aqui no Caderno II encontram apoio para as dificuldades que circundam essa fase da vida deles”, explica a coordenadora do espaço, Cláudia Regina da Silva Barros.Chama à atenção nos meninos Rodrigo e Ícaro a determinação em escrever suas próprias histórias.

A facilitadora de acompanhamento escolar, Kelcilene Brites e a assistente administrativa, Damiana Barros, destacam que diferente de uma escola, onde há obrigação em se manter a frequência escolar, no Caderno II os jovens são livres para participar.

“Por isso a dedicação desses meninos tem de ser valorizada e estimulada. Eles estudam à tarde e poderiam, muito bem, estar em casa, à toa, na rua e sem qualquer atividade e responsabilidade. Mas, uma vez aqui, conhecendo o que temos a ofertar, decidiram por si mesmos frequentar o Caderno II de segunda a sexta-feira, mesmo que para estar aqui tenham que fazer mais esforços que os outros colegas. Acredito que eles são exemplos de obstinação na busca por uma vida melhor”, explicam

Questionados sobre o porquê de virem todas as manhãs ao Caderno II, Rodrigo é certeiro: “Quero ser alguém na vida fazendo o que gosto. Vou fazer uma faculdade de Artes e ensinar outras pessoas. Hoje sei da importância em ter um diploma”. Mais tímido – mas bastante destravado já – Ícaro diz que estar ali todos os dias “o ajuda a enxergar um futuro bom para mim. Quero ser bombeiro”. Ele foi um dos primeiros estudantes a participar do Projeto, está desde a inauguração, em agosto do ano passado. Já Rodrigo, indicado por uma amiga que esteve no Caderno II, começou as atividades nesse ano.

Os dois jovens estudam à tarde. Ícaro disse que não ficava na rua, mas estava em casa sem atribuição. Mesmo acordando cedo, não aproveitava o tempo livre para estudar. Já Rodrigo lembra que acordava quase meio dia e ia para escola.

Ambos afirmam que o Projeto tem feito diferença positiva no rendimento escolar e no relacionamento familiar.“Independentemente da oficina que escolham, todos frequentam as de informática e de acompanhamento escolar”, frisa Kelcilene.

ACOLHIMENTO – Para além da potencialização e descoberta de talentos, como é o Ícaro em relação ao xadrez – uma revelação – o Caderno II se tornou um canal importante que está fazendo a diferença na rotina desses jovens.

“Se estabelecem laços de confiança entre os participantes, facilitadores e funcionários. Por meio dessa abertura e dessa relação de confiança ajudamos em conflitos domésticos, na autodescoberta e até mesmo ajudamos jovens em depressão, que se automutilam e que pensam em tirar a própria vida. Tudo isso é possível por conta do apoio que recebem de uma equipe comprometida e que quer fazer a diferença nessas vidas”, explica Kelcilene.

O impacto na vida dos estudantes que frequentam o Espaço pode ser mensurado pela demanda. “Estamos caminhando para o primeiro ano de existência e já passamos de 50 por período para 75 vagas por período e precisamos de mais. Esses participantes representam 72 bairros da cidade”, completa Damiana.Os participantes mais vulneráveis socialmente são acolhidos e recebem doações de roupas e calçados.

“Muitas vezes fazemos cota para pagar a passagem de volta de quem veio apenas com a passagem da vinda”, completa.

Os participantes, como explicam as funcionárias do Espaço, expressam suas aflições, medos, angústias e dúvidas por meio de desenhos, relatos e até mesmo no comportamento.

“Muitos chegam retraídos, vêm a contragosto, mas aos poucos se soltam e passam a amar o espaço. O Caderno II é um projeto social bastante acolhedor e importantíssimo no apoio aos jovens que estão ociosos e em situação de vulnerabilidade, seja ela econômica e ou social”, pontua a coordenadora Cláudia.Em quase dez meses de funcionamento, o Caderno II acolheu jovens com necessidades especiais como epiléticos, com dislexia, bipolares, hiperativos, com déficit de aprendizagem, autistas e depressivos.

“O gratificante em tudo isso é ver como esses participantes especiais se adaptam e como são bem acolhidos e até cuidados pelos outros colegas. No dia a dia, eles aprendem a conviver com as diferenças e ajudam a estreitar as relações com a aceitação e solidariedade”, aponta Kelcilene.

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Várzea Grande

Prazo para pagar IPTU com 20% de desconto vence hoje, dia 11 de abril

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Boleto é 100% virtual e pode ser pago em casas lotéricas, acessado pelo site ou pelo WhatsApp (65) 98459-8124

A primeira parcela e a cota única do Imposto Predial Territorial Urbano de Várzea Grande (IPTU 2025) vencem nesta sexta-feira, dia 11 de abril. O contribuinte que pagar pela cota única e estiver em dia com o Fisco Municipal pagará o IPTU com 20% de desconto.

O secretário municipal de Gestão Fazendária, José Francisco Mazzuco Júnior, conta que os boletos podem ser emitidos na aba IPTU pelo site oficial da Prefeitura, pelo atendimento virtual no WhatsApp (65) 98459-8124 ou de forma presencial nas sedes da Prefeitura de Várzea Grande e na Subprefeitura do bairro Cristo Rei de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

O IPTU também pode ser pago diretamente nas casas lotéricas com o número do CPF do titular do imóvel. “O boleto do nosso IPTU é virtual e isso tem ajudado muito para agilizar os atendimentos presenciais, como também facilitado a vida de grande parte dos nossos contribuintes. Estamos dando mais alternativas de pagamento, para proporcionar mais conforto e agilidade ao munícipe”, disse Mazzuco.

O secretário também lembra que a arrecadação feita por meio do IPTU é essencial para manter os atendimentos e os serviços realizados pela Prefeitura de Várzea Grande. “Toda a arrecadação feita volta para o munícipe por meio de obras, serviços e outras atividades desempenhadas pela Prefeitura para atender à população”, disse Mazzuco.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Várzea Grande

Tião da Zaeli recebe diretores escolares, apresenta diagnóstico e mostra projetos para Educação

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“A educação não será deixada de lado nessa gestão. Estamos honrando os compromissos com a população e com vocês, os profissionais da educação”

O vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), reuniu-se, nesta quinta-feira (10), com os diretores escolares do município para mostrar os números atuais e apresentar projetos futuros da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A reunião aconteceu a pedido dos profissionais que estavam preocupados com as informações sobre a saída do secretário padre Edson Sestari, que oficializou no final desta manhã o pedido de exoneração, ao entregar uma carta de despedida à prefeita Flávia Moretti e ao vice-prefeito.

Conforme Tião, um nome deve ser anunciado em breve. “Estamos analisando, porém, posso garantir a vocês que o nome será ainda melhor. A educação não será deixada de lado nessa gestão. Estamos honrando os compromissos com a população e com vocês, os profissionais da educação”, disse Zaeli.

O vice-prefeito apresentou o trabalho realizado pela gestão e projeções futuras como: retomada de obras de unidades escolares que estavam paradas, concurso público, aumento de vagas para o ano letivo 2025, entre outros.

“Em menos de 100 dias de gestão, já reequilibramos as finanças da educação municipal, retomamos obras paradas há mais de 13 anos, estamos pagando dívidas passadas e organizando o caixa, vamos realizar concurso público durante a gestão e já está em andamento o reajuste salarial para os profissionais da educação. Mas fizemos mágica? Claro que não, estamos apenas usando os recursos como devem ser usados. Com a educação, não vamos fazer politicagem, vamos simplesmente proporcionar o melhor possível para nossa população. Podem ficar tranquilos, comprometo-me a fazer essas mudanças com transparência, como sempre temos feito nesta gestão”, conta o vice-prefeito.

A presidente do Conselho Municipal de Educação e diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Jayr Luiza de Campos Untar’, Eva de Paulo Vieira Santos, agradeceu a recepção. “Sabemos como essa gestão recebeu a Secretaria e vimos os avanços que estamos tendo nesse momento, por isso estávamos preocupados. Confiamos no que foi dito e esperamos que a mudança seja ainda melhor”, conta.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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