conecte-se conosco


Sorriso

UPA passará por reforma e ampliação; previsão é investir meio…

Publicado

Conforme o memorial, nos novos 321,23m² serão realizadas ampliação na recepção, salas administrativas, área de emergência e de observação; além da construção e de adequação de novos banheiros e de área de descanso. Também deverá ser construída uma sala de isolamento e outra de manutenção. Hoje a Unidade conta com 898,92m², após a ampliação ser realizada o espaço total será de 1.290,15m².

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller, pontua que toda a mão de obra será própria de servidores da pasta. “O valor estipulado em R$ 500 mil será usado unicamente na aquisição de materiais”, explica. E vale lembrar que qualquer transtorno que possa vir a ocorrer, é por um bom motivo, afinal a UPA será totalmente reformulada.

Já o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, destaca que a UPA é referência para cerca de 100 mil habitantes do Município e também das circunvizinhanças, realizando em média 350 atendimentos diários. “Porém, em alguns períodos com maior índice de procura já registramos mais de 450 atendimentos/dia”, explica.  Hoje a Unidade conta com 90 profissionais que atuam nas equipes de enfermagem, médica, administrativo, recepção, limpeza e manutenção.

“O nosso objetivo com a reforma é propiciar mais conforto e segurança tanto para quem trabalha na unidade quanto para os usuários. Além disso, há a questão da durabilidade do prédio que necessita de manutenção e reparos constantes”, destaca.

Sílvio frisa que hoje o atendimento da UPA Sara Akemi Ichicava já configura como porte II por atender mais de 300 pacientes/dia e contar com 9 leitos de estabilização. Contudo, com a reforma serão realizadas as adaptações necessárias para a legalização desse atendimento. De acordo com o Ministério da Saúde, a UPA Porte II deve ter 9 a 12 leitos de observação; capacidade de atender até 300 pacientes por dia com população na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

Uma UPA Porte I, como a Unidade está oficializada hoje, tem de 5 a 8 leitos de observação com capacidade para atender até 150 pacientes por dia e população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes. “Há muito tempo nosso atendimento ultrapassou essa prerrogativa”, frisa o gestor da pasta.

Inaugurada e em funcionamento desde novembro de 2012, a UPA atualmente é referência para o Corpo de Bombeiros, além das 28 unidades de Programas de Saúde da Família (PSF) que integram a rede de atenção básica do município e também para a rede de atenção especializada como o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil (Integrar), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Reabilitação (CRR), dentre várias outras situações.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Sorriso divulga vencedores da Etapa regional do 17º FETRAN

Publicado

Apoiada pela Prefeitura e sob a coordenação da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio do departamento de Cultura, realizou-se, de 16 a 18 de agosto, a etapa Teles Pires do FETRAN Mato Grosso – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito.

Nove peças de Sorriso e do distrito de Boa Esperança participaram do evento nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil.

O mistério da rua Boa Esperança, conquistou o primeiro lugar na categoria infantil e se classificou para a etapa estadual, em Cuiabá. A obra representou o polo cultural do distrito de Boa Esperança, além da classificação a peça conquistou os prêmios de atriz revelação, atriz destaque, direção destaque, maquiagem destaque. A direção ficou a cargo do Prof. Natanael Oliveira.

O espetáculo Ana faixa, a rainha foi vencedor na categoria infanto-juvenil e irá defender a região, na capital, no período de 17 a 21 de outubro. A peça também teve a direção do Prof. Natanael Oliveira do polo de Boa Esperança e recebeu as seguintes premiações: cenário destaque, direção destaque, figurino destaque, ator destaque e destaque maquiagem.

Acelera nave, peça da categoria juvenil, encenada pelo grupo de teatro THESPIS, do Departamento de Cultura Sorriso, ganhou diversos prêmios além da primeira colocação que a leva aos palcos do Fetran, em Cuiabá. A direção é do Prof. Ney Miguins. A peça conquistou, ainda, os prêmios: melhor cenário, melhor diretor, melhor texto, melhor maquiagem, melhor iluminação, melhor sonoplastia, ator e atriz destaque, ator e atriz revelação.

A secretária de Educação e Cultura, Lucia Drechsler, ressalta que as peças apresentadas são de alto nível técnico e carregadas de emoção. “Independente da colocação e premiação todos os grupos fizeram um trabalho de grande importância. Dentro do possível as peças serão levadas às escolas, pois o objetivo do Fetran é diminuir os acidentes de trânsito, através da conscientização de pedestres, ciclistas ou motoristas de moto carro ou caminhão. É importante lembrar que quem faz o trânsito somos todos nós”, observa.

Fetran – O festival é uma promoção pela Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN/MT), com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) e também com as prefeituras das cidades que sediam o evento.

O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens sobre seus direitos e deveres enquanto usuários das vias terrestres, com a finalidade de formar cidadãos comprometidos com a segurança no trânsito e o bom convívio social, por meio das artes cênicas, fomentando a produção cultural e artística no ambiente escolar e a sensibilização dos indivíduos quanto a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro.

Para participar do Fetran as peças precisam, necessariamente, abordar questões ligadas ao trânsito e os melhores nas categorias Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil vão para a final.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Guarda Municipal dá início ao período de orientação aos motor…

Publicado

E onde as lombadas estão instaladas? Então, a regra é clara: com lombada eletrônica, ou sem lombada eletrônica, os limites de velocidades devem ser seguidos em todas as avenidas, ruas e travessas. No entanto, em cinco pontos específicos, é preciso redobrar a atenção. As lombadas eletrônicas foram instaladas nos seguintes locais: na Avenida Los Angeles, na Avenida Tancredo Neves, na Avenida Brasil, na Avenida Perimetral Sudoeste e na Avenida Blumenau.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura reforçou, ainda durante a emissão da ordem de serviço para instalação das lombadas, que o intuito dos equipamentos não é multar, mas sim, educar os condutores para respeitar os limites de velocidade. Mais que verificar quem passar acima do limite estabelecido e devidamente informado nestas vias, os  “controladores de velocidade ostensivos fixos” (este é o nome certinho dos equipamentos) também têm sistema de gestão de dados que permite a elaboração de estatísticas e câmeras que, além de registrar as placas de veículos , podem ainda  gravar ocorrências em sua área de alcance.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana