conecte-se conosco


Cultura

Várzea Grande terá “1º Festival Junino”

Publicado

FolhaMax

Nos dias 28 e 29 de junho de 2019, a “Quadra do Ipase”, situada na avenida Arthur Bernardes, se transformará em um cenário rural, com visual inteiramente característico de festa na roça, para receber a 1ª edição do “Festival Junino de Várzea Grande” (FESTJU/VG) – com promessa de ser o maior e melhor evento temático do município.

O FESTJU/VG irá resgatar a festa na roça com cenário rural, oferecendo à população dois dias de festança com muito forró, rasqueado e quadrilha.

o local, totalmente decorado, terá uma praça de alimentação, com comidas típicas da região, além de comidas juninas, doces típicos e muita diversão.

O casamento na roça não vai faltar no Festival Junino. Os noivos vestidos a caráter, irão chegar em uma carroça e irão trocar as alianças na frente do padre e também com a presença da polícia, porque quase sempre o noivo casa à força.

A cultura e religiosidade também serão destacados no Festival. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o FESTJU/VG fará um concurso de quadrilha entre as escolas da rede municipal de ensino. A escola que tiver a melhor apresentação, escolhida por jurados, receberá um prêmio a ser definido pelos organizadores do evento.

O Festival Junino contará ainda, com o apoio da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, que por meio do presidente, vereador Fábio Tardim (DEM), irá instalar no local um gabinete itinerante para atender as reivindicações da população.

Santos homenageados – A Feira também, irá homenagear os três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro, resgatando a cultura das festas juninas.

Santo Antônio é conhecido por ser casamenteiro. É a ele que moças solteiras recorrem para achar um noivo. Mas também é conhecido por ajudar a encontrar objetos perdidos e por ser protetor dos soldados e dos comerciantes varejistas. Já o São João é conhecido por ser festeiro. Uma lenda muito comum relacionada ao São João é que ele adormece no dia do seu aniversário pois, se estivesse acordado, não resistiria aos festejos e desceria à Terra, podendo se queimar na fogueira. Esse é um dos motivos dos fogos de artifício, justamente para acordá-lo.

Outro santo festejado em junho, no dia 29, é São Pedro, um homem de origem humilde, apóstolo de Cristo e fundador e primeiro Papa da Igreja Católica. Ele é considerado protetor dos pescadores e das viúvas. Segundo a tradição católica, depois de morrer, São Pedro foi nomeado chaveiro do céu, ou seja, para alguém entrar lá, o santo tem de abrir as portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Por isso dizemos às crianças que quando está aquele aguaceiro, com trovão e tudo, é porque São Pedro está lavando o céu e mudando os móveis de lugar.

Comentários Facebook
publicidade

Cultura

Prefeito libera atividades religiosas presenciais a partir da próxima segunda-feira

Publicado

por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou na tarde desta segunda-feira (20) que as atividades religiosas poderão voltar a ser realizadas presencialmente a partir da próxima segunda-feira (27), cumprindo uma retomada gradativa.

Ao afirmar que “Cuiabá é uma cidade cristã”, Pinheiro apontou durante transmissão ao vivo que os templos religiosos poderão realizar até seis cultos ou missas diariamente, desde que respeitado um conjunto rígido de regras sanitárias.

Os apontamentos do gestor entrarão em vigor a partir da oficialização do decreto número 7.887, que deverá ser publicado na próxima quarta-feira (22). No documento, o Executivo municipal determina que os templos religiosos deverão funcionar com lotação máxima de apenas 30% de suas capacidades totais.

Outro ponto da decisão diz respeito às regras de higienização dos locais, que deverão ser totalmente limpos antes e ao final das celebrações religiosas.

“Estivemos com o Comec que é uma entidade que reúne vários pastores, de várias denominações de igrejas evangélicas. Estivemos conversando com a igreja católica, através do vereador Marcos Veloso que foi representando a igreja católica neste encontro. Estamos a inteira disposição do Dom Milton, nosso arcebispo da igreja católica. Também tivemos aí a orientação e lucidez divina do pastor Sebastião, da igreja Assembleia de Deus, que também conversou conosco e fez aí as suas sugestões”, disse Pinheiro.

“Cuiabá é uma cidade cristã. Então, temos que tomar apenas os cuidados necessários para que possamos professor nossa fé, ter a palavra de Deus e o respaldo necessário para sairmos ilesos em menor grau de prejuízo possível dessa tormenta. Então, estou autorizando por meio do decreto 7.887 a partir do dia 27 de abril a retomada gradual e segura das atividades religiosas de qualquer natureza do município de Cuiabá permitindo seis cultos por dia e seis missas por dia”, acrescentou o prefeito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cultura

Dupla cuiabana faz show em prédio e moradores assistem das sacadas; Veja

Publicado

por

Em meio à quarentena provocada pelo coronavírus, os artistas tem aproveitado o momento pra realizar apresentações ao vivo no You Tube pra movimentar suas redes sociais e divulgar seu trabalho. Um dupla sertaneja cuiabana entrou na ‘onda’ e, além de transmitir seu show em live, decidiu fazer a performance na área de lazer de um condomínio.

A apresentação da dupla Jonatham e Adam no último final de semana animou os moradores do edifício Villaggio Di Bonifácia, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, no último final de semana. Um vídeo gravado por um dos moradores mostra as pessoas animadas acompanhando o show de suas sacadas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana