conecte-se conosco


Cidades

VG inaugura mais 1 unidade de saúde

Publicado

FolhaMax

Referência no tratamento de crianças e adolescentes com transtornos mentais, como o Autismo, bem como usuários de álcool e drogas, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Várzea Grande – CAPSi, ganhou uma nova sede, visando melhorar o atendimento ofertados aos mais de 200 pacientes regularmente tratados e também os casos eventuais.

Com recursos próprios da Administração Municipal que na área de saúde em 2019 já aplicou somente nos quatro primeiros meses deste ano R$ 51.205.633 milhões, o que representa 21,87% das Receitas Correntes, quando a legislação prevê 15%, a prefeita Lucimar Sacre de Campos entregou a nova sede do CAPSi que fica próximo a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do IPASE no Centro de Várzea Grande.

Várzea Grande vem ampliando sua rede de atenção psicossocial, bem como desenvolvendo ações para melhorar o acesso, qualificar as equipes com objetivo de promover a qualidade de vida voltada para os usuários, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Estamos avançando. É claro que menos do que nossa necessidade, que é ampliada pela busca de pessoas de outras cidade de Mato Grosso, outros Estados e até mesmo países vizinhos ao Brasil, mas com certeza nossa saúde está melhorando e enquanto nós estivermos por aqui vai melhorar mais”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos que fez a entrega da nova sede prometendo esforços no sentido de construir uma sede própria para o CAPSi.

A Secretaria de Saúde imbuída em desenvolver ações para melhorar o cuidado de crianças e adolescentes, mudou a sede do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Várzea Grande para local com estrutura física mais adequada e ampliada para o atendimento terapêutico.

O CAPS Infanto Juvenil, é uma unidade da Rede de Atenção Psicossocial (Saúde Mental), onde atende crianças e adolescentes com transtornos mentais e em uso de álcool e outras drogas, conta com equipe multidisciplinar nas seguintes especialidades: Médico Pediatra, Psicólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Técnicos em Enfermagem e Profissionais da área administrativa.

A prefeita Lucimar Campos pontuou o empenho de sua gestão em oferecer a população de Várzea Grande um serviço público cada vez mais eficiente e humanizado, investindo tanto na capacitação de seus servidores, quanto em estruturas e equipamentos. “Estamos avançando cada vez mais, não somente em estrutura e matéria prima, mas também na mão de obra, porque nossa preocupação vai além de reformas e construções, queremos oferecer a população um serviço de excelência e humanizado. Um serviço que de fato presente resultados. Por isso sinto imensa alegria em entregar essa nova sede ao CAPSi que muito faz por nossas crianças”, garantiu a prefeita.

O CAPSi possui atualmente 200 pacientes em tratamento na unidade, por mês uma média de 25 novos pacientes são recebidos. A nova sede terá uma capacidade maior de atendimento promovendo comodidade e melhores condições de tratamento para as crianças. Além de atendimento psiquiátrico e psicológico, os pacientes recebem assistência de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, e técnicos. São atendidos crianças e adolescentes com transtornos mentais e em uso de álcool e outras drogas. São realizadas atividades como: Atendimento Individual, Psicoterapia Individual e em Grupo, Oficinas Terapêuticas, Grupo de Família, Visitas Domiciliares, Ações de Matriciamento, Atividades Culturais e de Lazer.

Além do tratamento ofertado, a equipe é referência para o atendimento de crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro Autista e também as vítimas de abuso sexual.

O secretário de Saúde Diógenes Marcondes, citou a referência da unidade no tratamento de pacientes autistas. “O município de Várzea Grande, desde o início da atual gestão vem ampliando a sua rede de atenção psicossocial, bem como desenvolvendo ações para melhorar o acesso, qualificar as equipes com objetivo de promover qualidade de vida voltada para os usuários, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde. A Secretaria de Saúde imbuída em desenvolver ações para melhorar o cuidado de crianças e adolescentes, mudou a sede do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Várzea Grande para local com estrutura física mais adequada e ampliada para o atendimento terapêutico. Além dos tratamentos ofertados, a equipe do CAPSi é referência para o atendimento de crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro Autista e também crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual”, disse o gestor da pasta.

Ainda segundo Diógenes, a nova sede, vai proporcionar melhor atendimento ao público que busca o serviço porque tem um espaço maior, sendo assim os serviços oferecidos também poderão ser ampliados. Ele explica que o CAPSi vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 17h. O titular da pasta da Saúde acrescentou que a mudança é um esforço da administração municipal, que sabe da necessidade e importância do serviço para a população várzea-grandense.

Dona Maria Alexandre de Amorim, mãe do pequeno Alexandre de 5 anos, comemora a mudança e diz que nesses três anos em que o filho autista está em tratamento no CAPSi, os avanços do filho foram instantâneos e visíveis. “Hoje em dia meu filho é uma criança normal, graças a equipe do CAPSi e a toda a rede, que oferece para nós toda assistência e suporte necessário no tratamento dele. O serviço aqui é realmente de excelência como disse a prefeita Lucimar, que desde que assumiu a prefeitura só vem nos trazendo alegria, disse a mãe do Alexandre que participou com entusiasmo da entrega da nova unidade ao lado da Prefeita Lucimar Campos.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

UBS promove evento voltado para a “Saúde Bucal da Mulher Gestante” em Cuiabá

Publicado

Na tarde desta quinta-feira (20), a Unidade Básica de Saúde do Parque Atalaia promoverá um evento especial para as gestantes que estão em acompanhamento pré-natal na unidade. A ação, organizada pela Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), visa oferecer informações essenciais sobre os cuidados bucais durante a gestação e destacar a importância do pré-natal para a saúde da mãe e do bebê.

Thiago Munoz de Freitas Batista, responsável administrativo da UBS, enfatiza que a saúde bucal da gestante é fundamental para o bem-estar durante a gravidez. “A gestação é um período delicado que exige atenção especial com a saúde da mãe. A saúde bucal tem um impacto direto no conforto e na autoestima da mulher durante essa fase, e é essencial que as gestantes sigam as orientações para garantir uma gestação saudável, tanto para elas quanto para o bebê”, afirma Thiago.

Cristhiane Almeida Leite da Silva, Diretora de Saúde Bucal do Município de Cuiabá, reforça a importância da ação ao destacar a relevância do resgate da autoestima das mulheres nesse momento único. “A gestação é uma fase de grandes transformações físicas e emocionais. Nosso objetivo é, através dessa ação, contribuir para o bem-estar das gestantes, proporcionando não só cuidados com a saúde bucal, mas também um olhar mais atento à autoestima, muitas vezes afetada durante esse período. Cuidar da saúde bucal das mulheres é cuidar de sua confiança, especialmente em um momento em que o corpo está em transformação”, comenta.

O evento trará uma série de atividades educativas, incluindo palestras sobre a importância do pré-natal completo, os cuidados com a saúde bucal e as melhores práticas para uma gestação saudável. Além disso, as participantes terão acesso a serviços de marcação de consultas, entrega de brindes e coffe, promovendo um ambiente de aprendizado e cuidado para as futuras mamães.

A ação “Saúde Bucal da Mulher Gestante: Os Impactos na Autoestima” visa apoiar as gestantes da unidade, reforçando a relevância do acompanhamento durante a gravidez e proporcionando mais qualidade de vida para as mulheres.
A Coordenação de Saúde Bucal convida todas as gestantes de Cuiabá a participarem desse evento, que é uma excelente oportunidade para cuidar da saúde durante a gestação.

Data: Quinta-feira, 20 de março
Horário: 13h30
Local: UBS Parque Atalaia, Cuiabá

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada da Unidade Básica de Saúde do Parque Atalaia, onde acontecerá o evento voltado para as gestantes. O letreiro tem as cores branca e azul, e o prédio da unidade é verde e branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Upa Verdão recebe visita e orientações do Ministério da Saúde

Publicado

Na quarta-feira (19), uma comitiva do Ministério da Saúde (MS) visitou a UPA Verdão, em Cuiabá, para realizar uma ação de caráter orientativo e prático. A visita teve como objetivo aprimorar os fluxos assistenciais de atendimento a pacientes com arboviroses, como a dengue e chikungunya, que tem gerado alta taxa de óbitos no estado de Mato Grosso, conforme dados mais recentes do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.

A comitiva do MS foi acompanhada pela Diretora da Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Rosane Meciano, além do Coordenador da UPA Verdão e outros representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A visita também contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O principal objetivo da visita foi reforçar a importância de um atendimento adequado e eficaz, desde a atenção primária até a alta complexidade, para evitar complicações graves e óbitos evitáveis. O MS destacou que Mato Grosso é um dos estados que mais têm concentrado óbitos por chikungunya em 2025, tornando urgente a implementação de medidas para melhorar a resposta do sistema de saúde.

Entre as orientações repassadas, destaca-se a importância do acolhimento correto dos pacientes, a identificação precoce das arboviroses e a aplicação de tratamentos adequados conforme o tempo de evolução da doença. Estas ações podem acelerar o fluxo de atendimento, reduzir a pressão sobre as unidades de saúde e diminuir os riscos de complicações clínicas nos pacientes.

Cuiabá tem adotado diversas medidas para conter a proliferação das arboviroses e melhorar o atendimento à população. A cidade criou um Plano de Contenção das Arboviroses, que inclui a expansão dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a implementação de um consultório de triagem para diagnóstico rápido e a intensificação das fiscalizações para combater o vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti. Além disso, campanhas de conscientização têm sido realizadas para alertar a população sobre a importância da participação ativa no combate ao mosquito transmissor.

A Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena Barboza, enfatizou a importância do trabalho conjunto entre os níveis federal, estadual e municipal. “Estamos enfrentando uma situação desafiadora, mas com a parceria do Governo Federal e o esforço das equipes locais, estamos conseguindo intensificar as ações de controle e garantir que a população de Cuiabá tenha acesso ao atendimento necessário. A saúde é uma prioridade para nós, e estamos trabalhando de forma integrada para minimizar os impactos dessa epidemia”, afirmou Lucia Helena.

A visita do Ministério da Saúde à UPA Verdão destacou o compromisso das autoridades de saúde com a melhoria da assistência à população e com o combate às arboviroses em Cuiabá e em todo o estado de Mato Grosso. Com ações coordenadas e o apoio da comunidade, espera-se que a resposta ao surto de chikungunya seja mais eficaz, resultando na diminuição dos casos graves e óbitos.

A luta contra o Aedes aegypti exige o esforço coletivo de todos os setores da sociedade, e, com a continuidade das medidas adotadas, as autoridades esperam um controle mais eficiente da epidemia nos próximos meses.

#PraCegoVer

A imagem mostra equipe do Ministério da Saúde e da SMS durante a vistoria. Eles usam coletes azul e amarelo, sendo dois homens e 3 mulheres.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana