conecte-se conosco


Várzea Grande

VG recebe 20 ônibus modernos

Publicado

FolhaMax

Em uma ação conjunta do município de Várzea Grande, da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos – MTU e da União Transportes empresa concessionária dos serviços, foram entregues 20 novos ônibus para atender as 26 linhas do sistema de transporte coletivo municipal que atende 90 mil passageiros/dia.

Atualmente a frota total da União Transporte é de 69 carros, todos com elevador para cadeirantes e boa parte com ar condicionado. Ao todo, são feias 1.250 viagens/dia.

Em solenidade a prefeita Lucimar Sacre de Campos, acompanhada pelo senador Jayme Campos, por secretários municipais, pela diretoria da MTU e da União Transportes realizou a entrega dos 20 novos veículos que somados aos 44 entregues em sua gestão, somam 64 veículos apenas na atual gestão.

“Nossa exigência foi pela entrega de veículos novos com ar condicionado e outros benefícios, além da reforma e recuperação de outros que se encontram em uso”, disse Lucimar Campos assinalando que por se tratarem de ônibus com ar condicionado, wi-fi, elevador e rampa eletrônicos para acesso de portadores de deficiência, circuito interno com reconhecimento fácil para segurança dos passageiros, bilhetagem eletrônica e rastreador dos veículos elevaram a conta de investimento para o montante de R$ 9 milhões.

Com a entrega 66% da frota várzea-grandense de ônibus possuem menos de quatro anos de uso e esta é a primeira vez que ônibus municipais irão circular em Várzea Grande com ar-condicionado partindo dos bairros.

Outra inovação é o aplicativo de celular e tablets para que os usuários possam acompanhar os horários e itinerários que a empresa executa dentro do planejamento colocado em prática pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

O aplicativo é de fácil acesso e pode ser consultado também no site da prefeitura de Várzea Grande pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br no ícone itinerários.

“Buscamos trazer e fazer sempre o que há de melhor para a nossa população. Os ônibus novos irão atender as linhas de maior demanda da nossa cidade, dando maior conforto aos nossos munícipes, que acreditam, moram, pagam seus impostos e precisam ter retorno. Mesmos com as dificuldades da economia brasileira estamos trabalhando firmes e cobrando as empresas que prestam serviços para nós, pois sabemos que nossa população depende desses serviços essenciais. Sabemos que nossa população precisa de serviços bem prestados e de qualidade. Ônibus com tecnologia de ponta, com menor emissão de gás carbônico e outros poluentes, respeitando as normas de acessibilidade e com segurança para um transporte coletivo de qualidade”, declarou a prefeita durante a entrega oficial.

Além de ar-condicionado os ônibus municipais recebem nova roupagem a partir de agora e passam a circular também nas cores azul e laranja, seguindo um único padrão. Cada veículo possui capacidade para 80 passageiros, sendo 45 sentados e seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que incluem elevador, rampa para cadeirante, deficiente, acento para obesos, gestantes e idosos. São todos equipados com ar condicionado, wi-fi, câmeras de segurança com reconhecimento facial, monitoramento remoto através de GPS e bilhetagem eletrônica.

O senador Jaime Campos parabenizou a prefeita Lucimar Campos não somente pelos 20 novos ônibus zero quilômetros entregues nesta manhã, mas por todo o pacote de mobilidade urbana que tem sido desenvolvido. “Várzea Grande hoje possui o maior pacote de asfalto em vias públicas. Sejam novas vias, sejam recapeamentos. Todas obras de ótima qualidade. É um pacote completo de mobilidade urbana. Em um curto espaço de tempo, se não me engano, 36 meses, foram 44 novos ônibus. Quero parabenizar aqui também a parceria que o Poder Executivo vem fazendo com o Legislativo e, agradecer também a parceria com o movimento comunitário que é indispensável em uma administração. Somente com a integração de todos é que teremos uma cidade com mais justiça social e empregos para todos”, declarou o senador.

Segundo o presidente da empresa concessionária União Transportes, Rômulo Cesar Botelho, o investimento feito, foi na ordem de R$ 9 milhões. “Os veículos são modelo Euro 5, os mais modernos que existem quando falamos em redução de poluentes que chegam a 35% e cada um recebe o selo Despoluir de Avaliação Veicular Ambiental. Somos uma empresa consciente”, declarou.

Além dos novos ônibus a atual administração entrega para a população várzea-grandense 300 novos pontos de ônibus. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, em 2017, cem novos pontos de ônibus foram construídos; em 2018 cem pontos de ônibus foram reformados; e este ano 100 novos pontos estão sendo instalados.

“Noventa mil usuários utilizam o transporte municipal, segundo os dados da União Transporte diariamente. É uma preocupação da nossa Gestora Municipal em oferecer um serviço de qualidade a todos, por isso estamos na linha de frente todos os dias cobrando e trabalhando para oferecer o melhor serviço ao cidadão”, disse Breno Gomes.

Kely Campos, mãe do garoto Miguel Wistone Campos de 08 anos que é cadeirante, moradores do bairro Construmat em Várzea Grande, aproveitaram para conhecer os novos veículos equipados com tecnologia. “Eu preciso do transporte público. Utilizo de segunda a sexta-feira, e com certeza novos ônibus com rampas, elevadores e cinto de segurança tanto para meu filho quanto para acompanhante trarão mais conforto e segurança para nossas viagens diárias”, declarou.

O secretário também anunciou que com os novos veículos os usuários de ônibus de Várzea Grande ganharam mais uma opção para verificar itinerários e pontos do transporte público na cidade. O aplicativo “Meu Ônibus MTU”, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store (Android) e Apple Store (iOS). Entre as informações, o programa mostra a previsão do horário em que os ônibus devem passar pelo ponto mais próximo do usuário.

“Por isso que o ônibus precisa de monitoramento remoto através de GPS, além é claro da segurança para os passageiros. Cada veículo é equipado com um GPS e uma antena GPRS, para transmissão de dados”, explica Breno, que completa, “para utilizar o aplicativo é necessário ter um smartphone com internet para ver os itinerários dos ônibus que estão circulando. O aplicativo traça um raio para mostrar todos os pontos que estão próximos do usuário. Se o usuário quer utilizar um ponto, ele seleciona o ponto e o aplicativo vai mostrar todas as linhas que passam naquele ponto e a previsão do próximo ônibus que deve passar naquele local”, explicou.

O aplicativo ainda disponibiliza um site com notícias sobre o transporte público e ainda tem uma área que serve para o consumidor registrar reclamações e sugestões de melhoria, tanto para o aplicativo quanto para os ônibus.

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

“Casa de Sarita” completa seis meses e leva até as mulheres do Mapim, serviços e políticas publicas

Publicado

SEXTA-FEIRA, 08 DE DEZEMBRO, DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, A “CASA DE SARITA” CELEBRA SEU SEXTO MÊS DE IMPLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO E O ATENDIMENTO A MAIS DE 1,5 MIL MULHERES

O Grande Mapim e região foram palcos da segunda edição do projeto “Casa de Sarita no Seu Bairro”, iniciativa que visa difundir e divulgar os serviços oferecidos pela Casa de Sarita nos diversos bairros da cidade de Várzea Grande, invertendo a lógica, de as pessoas irem ao encontro do Poder Público Municipal, e indo ao encontro dos anseios populares para facilitar a vida dos mesmo e oferecer novas perspectivas.

“A Casa de Sarita, apesar de nova em sua atuação já demonstrou resultados impressionantes, então decidimos levar os serviços a população e não esperar que ela venha até nós enquanto Poder Público Municipal”, disse o prefeito Kalil Baracat enaltecendo a inovadora ideia da primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat que concebeu a Casa de Sarita e agora inova para levar a mesma aos bairros e a sua gente.

O evento, que contou com a presença da primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, destacou o compromisso da gestão do prefeito Kalil Baracat, como um todo, pois todas as Secretarias Municipais e Órgãos Públicos participam, em promover políticas públicas especialmente voltadas para a mulher várzea-grandense.

“Além de aproximar as políticas públicas da gestão do prefeito Kalil Baracat da população feminina, é fundamental ressaltar que nesta sexta-feira, 08 de dezembro, no Dia de Nossa Senhora da Conceição, a “Casa de Sarita” celebra seu sexto mês de implantação no município. Nesses seis meses, o projeto já impactou positivamente a vida de mais de 1,5 mil mulheres, oferecendo ações nos pilares da saúde mental e física, educação, profissionalização, social e no combate e prevenção da violência feminina”, disse a primeira-dama, lembrando que para cada mulher auxiliada, a Administração Municipal acaba atendendo indiretamente até 10 pessoas dependendo da família e do envolvimento de outras pessoas.

Na abertura do evento, Kika Dorilêo Baracat compartilhou a inspiração por trás da Casa de Sarita, um projeto nascido de sua visão e do prefeito Kalil Baracat. Ela enfatizou o sucesso dos primeiros seis meses do projeto, ressaltando a demanda crescente por políticas públicas direcionadas às mulheres. Anunciando uma expansão significativa, Kika revelou que a partir de janeiro, a Casa de Sarita, planejará e executará um calendário anual para atender diversos bairros, incluindo a realização das ações aos sábados, atendendo a uma demanda expressiva pelas mulheres, meninas entre outros.

“Sempre temos que ter em mente que quando ajudamos uma mulher, seja ela chefe de família ou não indiretamente ajudamos, filhos e demais familiares”, explicou Kika Dorilêo Baracat lembrando que nos seus afazeres profissionais, enquanto promotora de Justiça, passou a compreender as repercussões existentes quando se tem uma pessoa, principalmente mulher, afetada por problemas e suas consequências para outros familiares.

O secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidélis, destacou a importância das parcerias, especialmente com as escolas municipais, que fornecem a infraestrutura necessária para os atendimentos. Ele ressaltou a participação ativa das diretoras, coordenadoras e professoras, que conhecem a realidade dos bairros e garantem que os serviços alcancem quem realmente precisa.

A secretária-adjunta de Assistência Social, Daniela Barone, sublinhou a necessidade de manter atualizado o CadÚnico, enfatizando sua importância como ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social. Ela explicou que a Casa de Sarita exige o NIS, tornando o Cadastro Único um mecanismo fundamental para integrar iniciativas de diversas áreas.

“As famílias e pessoas para acionarem diretamente os programas sociais da Prefeitura de Várzea Grande que se comunicam com os Programas Sociais do Governo Federal e do Governo do Estado, precisam estar sempre com o CadÚnico atualizado”, disse Daniela Barone lembrando que para o processo seletivo das 1.000 casas do Colinas Douradas que ainda se encontra em fase de execução para definir os futuros proprietários, um dos requisitos essenciais, foi ser cadastrado no CadÚnico de Várzea Grande a mais de cinco anos.

A vereadora Professora Eucaris Arruda, presente no evento, reforçou a parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo, elogiando a administração por oferecer tratamentos, incluindo terapias caras, de forma gratuita. Ela ressaltou o apoio ao projeto e a importância de dar o devido reconhecimento.

Mulheres participantes do evento – Euni Monteiro, diretora da “EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha”, expressou sua aprovação ao levar a Casa de Sarita para os bairros, facilitando o acesso das mulheres aos serviços, especialmente em casos de violência.

Moradora há 20 anos no Mapim, Eliana Brandão, ficou maravilhada com os serviços, destacando sua inscrição na acupuntura e participação no Espaço da Beleza, enquanto sua filha assistia a uma peça de teatro infantil.

Clarice Marques, buscando se qualificar, se inscreveu no programa “Elas Empreendem” e expressou ansiedade para começar visando alcançar independência financeira. Ela elogiou a oportunidade de cuidar de si mesma.

Amanda Cristine, em busca de alívio para dores lombares e de cabeça, optou pela auriculoterapia, expressando confiança após a primeira sessão e ansiedade para as próximas. A terapeuta Célia Coutinho detalhou sobre a auriculoterapia, uma prática milenar chinesa que promove alívio sem efeitos colaterais.

O evento, além de aproximar as políticas públicas da gestão Kalil Baracat da população feminina, revelou o impacto positivo da Casa de Sarita em seis meses, atendendo mais de 1,5 mil mulheres nas áreas de saúde mental e física, educação, profissionalização, social e no combate e prevenção à violência feminina.

O prefeito Kalil Baracat sinalizou que a Administração Municipal cuida de 300.078 habitantes, independente de todos acionarem ou não os serviços públicos, e lembrou que a atuação conjunta reforça a perspectiva das pessoas que necessitam do apoio do Poder Público Municipal. “Agimos em todas as áreas e nossa demanda é sempre maior que nossa capacidade de atendimento, por isto, procuramos de forma criativa encontrar meios e maneiras para que toda a população seja contemplada pelas Políticas Públicas de Saúde, Educação, Segurança, Social, Obras e medidas que valorizem Várzea Grande como um todo”, assinalou o prefeito enaltecendo os esforços dos servidores para que o Executivo Municipal possa atender a todas as demandas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Centro Pop de Várzea Grande participa do “1º Mutirão Pop Rua” promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado

A convite do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, a equipe do Centro Pop (Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua), de Várzea Grande, participou na manhã desta quinta-feira (07) em Cuiabá, do “1º Mutirão Pop Rua”. A ação, voltada à inclusão social de pessoas em situação de rua, foi realizada na Praça Ipiranga, região central com atuação de diversos parceiros. O mutirão é uma estratégia de acesso à justiça que surgiu com a Resolução n. 425/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A juíza federal Juliana Paixão, uma das organizadoras do evento, destacou a importância da ação para esse público em especial. “ Durante todo o dia oferecemos vários serviços que foram disponibilizados para esse grupo em especial, como emissão de documentos, corte de cabelo, manicure, varal solidário, e também apresentação cultural. Essa ação, inicialmente, está concenttada na capital, mas futuramente, iremos levar para outros municípios, a exemplo de Rondonópolis que é o segundo polo que apresenta um número expressivo de pessoas em situação de rua”.

O coordenador do Centro Pop, Fábio Reveles explica que o órgão municipal foi convidado para participar do evento e para levar pessoas que vivem em situação de rua, para também participar das atividades realizadas na praça. Fizemos o convite as pessoas que diariamente frequentam o Centro Pop, onde fazem a primeira refeição, para nos acompanhar e, para a nossa surpresa, 15 pessoas aceitaram o convite e foram prestigiar a ação Praça Ipiranga. Ao viver nas ruas muitos acabam perdendo a documentação pessoal, daí resolveram aproveitar a ação e fazer o documento, que foi disponibilizado na hora”.

Ele destacou ainda que o município de Várzea Grande realiza um trabalho voltado para esse público em especial, desde as primeiras horas do dia, com café da manhã e outros atendimentos socioassistencial. “Ouvimos as suas demandas e nos colocamos à disposição, porém a maioria resiste ao atendimento social”.

Reveles lembrou que em Várzea Grande existe uma casa de acolhimento com capacidade para 30 homens em situação de vulnerabilidade social. “O local foi inaugurado em maio do ano passado pelo prefeito Kalil Baracat com objetivo de ampliar as ações intersetoriais na promoção da qualidade de vida, em especial a esse público. As pessoas são convidadas a conhecer as estruturas da casa, mas muitos insistem em viver na rua”, comentou.

Fábio Reveles disse ainda que em Várzea Grande cerca de 150 pessoas estão hoje em situação de rua, mas muitos desses estão de passagem para outras regiões ou Estado. “No Centro Pop temos cadastrados 30 usuários. Conhecemos cada uma das pessoas que estão nesta condição de rua, seus problemas e angústias. Grande parte possui vícios com álcool e drogas, então buscamos levar a eles solidariedade, humanidade e carinho, embora muitos ainda tenham resistência a essa ajuda”, completou.

A coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Katlin Kalmom, presente também na ação, disse que a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, vem desenvolvendo diversas ações na garantia de direitos a esse público. “Aos que aceitam ir para a Casa de Acolhimento Rogina Marques de Arruda, a equipe oferece alimentação completa, atendimento psicossocial, odontológico, documentação e também a oferta de cursos de capacitação profissional, para que futuramente possam se inserir ao mercado de trabalho. Atuamos em rede e todos os serviços são ofertados aqueles que buscam e queiram uma mudança de vida”, completou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana