Tecnologia
Volkswagen atualiza VW Play com modo valet que ‘dedura’ até quais portas foram abertas
Publicado
17 de setembro de 2020, 15:38
G1
A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (17) a primeira atualização da central multimídia VW Play, que equipa Nivus e T-Cross. A partir da próxima semana, os usuários terão mais segurança no modo Valet, que registrará diversos parâmetros do veículo. Segundo a marca, os aprimoramentos no sistema serão constantes.
O modo, que limita as funções do veículo para manobristas, passa a gravar dados do que aconteceu com o carro durante esse período, como a velocidade máxima atingida, a distância percorrida e quais portas foram abertas, incluindo porta-malas e capô.
Todo o processo de gravação é apresentado na tela da central, deixando claro para quem estiver dirigindo ou mexendo no veículo de que ele está sendo monitorado. Ao desativar o modo Valet, pela senha definida pelo proprietário, as informações são apagadas.
“Esta é uma novidade construída com base em depoimentos de clientes Volkswagen que gostariam de ter informações sobre o modo que seu veículo foi tratado em um estacionamento, por exemplo”, afirma Matheus Arantes, gerente de engenharia elétrica da Volkswagen do Brasil.
Além disso, a atualização também promete mais estabilidade no funcionamento do sistema, correções em possíveis falhas de áudio, imagem e Wi-Fi, bem como melhorias de conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
A Volkswagen destaca que a atualização é opcional. Quem optar por não fazê-la, apenas ficará sem as novidades, sem prejuízos, assim como acontece em smartphones. O processo é gratuito e deve ser feito em uma concessionária da marca mediante agendamento.
Atualizações constantes
A fabricante também apontou que esta é apenas a primeira atualização que o VW Play receberá ao longo do tempo. A intenção da Volkswagen é tornar o sistema atualizável justamente como o de um smartphone, alterado e inserindo funções, e corrigindo problemas.
“Trabalhamos para trazer ainda mais inovação aos nossos clientes e também para aprimorar os dispositivos que já estão nas ruas. Essa é uma prática muito comum e frequente no mundo tecnológico, pois a evolução é constante”, disse Matheus Arantes.


Tecnologia
Maioria dos aplicativos populares no Brasil não possui descrições para deficientes visuais
Publicado
18 de setembro de 2020, 16:01
G1
Entre os aplicativos populares no Brasil, com mais de 10 milhões de downloads, a maioria não possui recursos de acessibilidade como a descrição de imagens, botões e campos editáveis – funções que auxiliam pessoas com deficiência virtual.
É o que aponta um estudo da BigDataCorp e do Movimento Web para Todos, que analisou 2 mil aplicativos que ultrapassaram a marca de 10 milhões de downloads no Brasil na Google Play Store, loja de aplicativos do Android.
A avaliação, realizada na primeira semana de agosto, identificou que, em média, menos de 14% das imagens dos aplicativos disponíveis para o sistema Android possuem descrição.
Apenas 37% dos campos editáveis são identificados – caixas para escrever texto ou inserir o nome na hora de um cadastro, por exemplo.
Menos de 11% dos botões de comando estão rotulados adequadamente.
Esses elementos são essenciais para que pessoas com deficiência visual consigam navegar pelos apps com autonomia.
Com essas ferramentas de acessibilidade, uma pessoa cega ou com baixa visão consegue se guiar em um aplicativo para saber em qual campo deve colocar o endereço para a entrega de um produto, por exemplo.
Embora os sistemas operacionais como o Android e iOS, do iPhone, possuam recursos de leitura de elementos da tela, a adaptação dos aplicativos ajuda que um usuário com deficiência visual compreenda a interface gráfica por meio de um texto alternativo.
Para as imagens, é recomendado incluir uma descrição. Já para os botões e campos, os rótulos explicam que se trata de um espaço para ser preenchido com os dados solicitados.
De acordo com a pesquisa, aplicativos de todas as áreas apresentam problemas de acessibilidade.
Redes sociais possuem ferramentas de descrição para fotos
As redes sociais possuem opções para que os próprios usuários adicionem descrições nas imagens que publicam.
Alguns aplicativos geram um texto alternativo automaticamente para cada figura, a partir de palavras-chaves identificadas por meio de inteligência artificial.
Mas para descrições mais precisas, é necessário que o usuário faça ajustes.
As instruções para utilizar o recurso estão nas páginas de suporte do Facebook, Instagram e Twitter.
Algumas pessoas também adotam hashtags como “#PraCegoVer”, que narra as imagens pelas legendas das fotos.
Veja mais dados do estudo:
A pesquisa contou com o apoio técnico do W3C Brasil, consórcio que desenvolve padrões para a web, e do Ceweb (Centro de Estudos sobre Tecnologias Web).
Menos de 1% dos aplicativos descreve todos os elementos pesquisados e detectados pelo levantamento;
Menos de 1% descrevem todas as imagens;
4% dos aplicativos descrevem todos os seus botões;
Aproximadamente 36% incluem descrição nos campos editáveis;
63% dos aplicativos têm menos do que 10% de todos campos editáveis com alguma descrição;
55% deles possuem menos de 10% das imagens com descrição;
74% dos apps têm menos de 10% dos botões rotulados adequadamente.
Tecnologia
Significados de ‘patroa’ e ‘mulher-solteira’ mudam no Google depois de críticas de Anitta e Luísa Sonza
Publicado
18 de setembro de 2020, 15:57
G1
Os significados das palavras “patroa” e “mulher-solteira” foram alterados no Google após reclamações feitas por Anitta e Luísa Sonza. Na última semana, as cantoras fizeram críticas aos resultados de buscas sobre os termos.
O Google afirmou que as definições de palavras são feitas pela Oxford Languages e que o conteúdo foi revisado. No ano passado, em caso similar, o termo ‘”prostituta” aparecia entre principais significados para “professora” nas buscas da plataforma, e o verbete foi alterado após repercussão.
“Nossa parceira que trabalha com uma das editoras mais tradicionais de dicionários do Brasil, determinou que ambas definições não refletem mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros e não são usadas o suficiente para serem incluídas nos resultados de significados”, disse a empresa.
O Google ressaltou, no entanto, que “não edita e nem remove” as definições fornecidas por parceiros.
Por sua vez, o dicionário Oxford Languages declarou que seus “dicionários não determinam como a língua é usada, e sim refletem esse uso. Isso significa incluir palavras que podem ser consideradas ofensivas mas ainda estão em uso – mesmo que nós mesmos não adotemos esses termos no nosso vocabulário pessoal”.
Após as queixas sobre os termos “patroa” e “mulher-solteira”, os editores mudaram os significados vigentes até então. “Levamos esse tipo de preocupação extremamente a sério, e por isso fizemos uma ampla revisão dessas definições”, disse a Oxford Languages, em comunicado.
Indignação de Anitta e Sonza
Anitta mostrou que ao procurar por “patroa” o resultado como significado era “mulher do patrão” ou “dona de casa”; ela ainda comparou com o que é designado para “patrão”, que aparece no Google como “proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial”.
Depois da reclamação, o significado atual passou a seguir a linha do que é visto no substantivo masculino, mudando para “proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial”.
No caso de Sonza, a crítica foi para o resultado de “mulher-solteira”. A cantora expôs que o significado que aparecia no Google era “prostituta, meretriz”. Depois da crítica, o termo foi retirado das buscas.
Veja íntegra do comunicado do Google
“Nossa missão é tornar as informações acessíveis e úteis para todos. Trabalhamos com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na Busca. Não editamos nem removemos as definições fornecidas pelos nossos parceiros que são os especialistas em idiomas. No caso dos significados das palavras “patroa” e “mulher-solteira”, a Oxford Languages, nossa parceira que trabalha com uma das editoras mais tradicionais de dicionários do Brasil, determinou que ambas definições não refletem mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros e não são usadas o suficiente para serem incluídas nos resultados de significados.
As definições foram atualizadas pela Oxford Languages e as mudanças já estão refletidas nos resultados de dicionário exibidos na Busca.”
Veja íntegra do comunicado da Oxford Languages
“O Oxford Languages fornece dados de línguas e linguagem para uma série de idiomas cobertos pelo recurso Dicionário da Busca do Google. Graças a isso, pessoas de todo o mundo têm acesso a informações confiáveis, de alta qualidade e baseadas em evidências. Entretanto, recentemente fomos questionados por usuários incomodados com algumas definições exibidas em português, para termos como “patroa” e “mulher solteira”. Levamos esse tipo de preocupação extremamente a sério, e por isso fizemos uma ampla revisão dessas definições.
Mas como e por que essas definições aparecem no dicionário? Nossos dicionários não determinam como a língua é usada, e sim refletem esse uso. Isso significa incluir palavras que podem ser consideradas ofensivas mas ainda estão em uso – mesmo que nós mesmos não adotemos esses termos no nosso vocabulário pessoal. Os dicionários também contemplam regionalismos e termos que caíram em desuso, mas que ainda podem ser encontrados em leituras. A ideia é oferecer um retrato preciso e detalhado do idioma como um todo. Um exemplo: um usuário pode estar lendo um romance escrito no início do século XX, e queremos ajudar essa pessoa a encontrar e entender termos que hoje podem parecer estranhos – mais importante ainda, a entender como e quando devem ser usados, sobretudo quando há risco de que aquela palavra seja considerada ofensiva.
Quais foram, até o momento, os resultados da revisão que fizemos? Bem, adotamos uma série de mudanças para deixar as definições ainda mais claras e úteis para os usuários. No caso do termo “patroa”, a definição não estava mais refletindo o uso contemporâneo pelos falantes de português do Brasil, e por isso esse verbete foi atualizado em nome da precisão. No caso de “mulher-solteira”, a pesquisa mostrou que a definição exibida ainda reflete o uso da expressão em algumas regiões do país, mas percebemos que a forma de apresentar a definição poderia levar a uma compreensão equivocada e confusa, e por isso ela foi retirada. Essas mudanças estão agora refletidas nos resultados exibidos na Busca do Google.
Criar e manter um dicionário é uma tarefa eterna, que não acaba nunca. Ela deve se basear no objetivo de registrar e refletir uma língua com precisão. Para fazer isso, as sugestões e opiniões das pessoas reais, que usam o idioma no dia a dia, são uma contribuição indispensável.”

Raissa Barbosa pretende criar projeto de lei contra a psicofobia

Justiça nega pedido de segredo de ação que fã move contra Anitta e Netflix

Xuxa quer que Pedro Bial dirija seu documentário no Globoplay

Aos 83 anos, Jô Soares é vacinado contra a Covid-19

‘BBB 21’: Lumena volta a criticar Juliette: “Quis fazer o coletivo de otário”
Política MT


Empresas que descumprirem medidas de enfrentamento à pandemia poderão ser cassadas em MT
O Projeto de lei nº 146/2021 estabelece cassação da inscrição estadual de empresas que descumprirem as medidas sanitárias de enfrentamento...


AL Social recolhe doações para promover novo Bazar Solidário
Foto: Karen Malagoli Foto: Karen Malagoli A Assembleia Social está convidando a população para um novo ciclo de solidariedade, com...


Faissal tenta barrar aumento de 14% nas contas de energia
Foto: Carol Coutinho / Assessoria de Gabinete O deputado estadual Faissal Calil (PV) foi até a sede da Agência Nacional...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Membro da cúpula de uma organização criminosa procurado pela Justiça é preso em Rondonópolis
Assessoria | Polícia Civil-MT Um foragido da Justiça e membro da cúpula de uma organização criminosa, foi preso na noite...


Homem investigado por homicídio ocorrido no bairro São Matheus tem prisão cumprida
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) cumpriu nesta sexta-feira (26) a...


Homem investigado por importunação sexual durante entrevista de empregado é preso em Cuiabá
Assessoria | Polícia Civil-MT A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM) de Cuiabá, efetuou...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento21 de fevereiro de 2021, 19:50
Atriz do seriado ‘Pé na Cova’, Niana Machado morre aos 82 anos
-
Policial21 de fevereiro de 2021, 10:46
Cuiabano foragido de MT por arrombamento e ataques a agência bancárias é preso na Guiana Francesa
-
Entretenimento22 de fevereiro de 2021, 11:03
‘BBB 21’: Karol diz que já levou garrafada na cara
-
Mato Grosso21 de fevereiro de 2021, 10:21
Governo finaliza manutenção emergencial e veículos pesados voltam a trafegar pela MT-322
-
Mato Grosso22 de fevereiro de 2021, 09:29
Novas escolas militares de MT homenageiam policiais que prestaram serviços relevantes à sociedade
-
Entretenimento22 de fevereiro de 2021, 11:03
BBB 21: “Temo pelo que pode acontecer quando sair”, diz Anitta sobre Karol Conká
-
Política Nacional22 de fevereiro de 2021, 21:17
Ministro do STF quer responsabilizar empresas por falas na internet
-
Entretenimento21 de fevereiro de 2021, 07:18
Anitta tatua as partes íntimas e vídeo viraliza; assista