conecte-se conosco


Cuiabá

Governo anuncia entrega do COT da UFMT para 28 de janeiro

Publicado

Uma das obras propostas para a Copa do Mundo de 2014, o Centro Olímpico de Treinamento (COT) da UFMT será entregue à população no dia 28 de janeiro. Segundo anúncio do governo foram gastos R$ 17,1 milhões.

 

Para terminar a obra, foram necessários acordos com a empresa responsável pela construção, para que fossem quitados os pagamentos dos funcionários que estavam pendentes desde 2014.

A estrutura tem campo de futebol, pista de atletismo – que foi inaugurada em 2018 – e arquibancada para 1,5 mil pessoas. Ao todo, são 5,4 mil metros quadrados de área construída, que conta com vestiários climatizados com o uso de placas de energia solar e salas para atendimento médico.

 

“No início da sua gestão o governador nos pediu para que fizéssemos um trabalho muito sério para que pudéssemos retomar essas obras e dar uma conclusão. É inadmissível que um Estado espere sete a oito anos para entregar uma obra como a implantação e duplicação da Avenida Parque do Barbado e o COT UFMT, que eram para estar finalizadas em 2014. E agora as duas estão finalizadas”, enfatizou o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde começa na segunda-feira (29), no Hotel Fazenda

Publicado

O Conselho Municipal de Saúde – CMS realiza, nos dias 29 e 30 de abril a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento, que terá como tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, vai acontecer no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Garcia, as conferências são espaços democráticos, que possibilitam a discussão dos diversos interesses de grupos sociais envolvidos, de onde emerge a vontade política que deve influenciar a agenda pública em todos os níveis. Ele comentou que a Conferência terá abrangência municipal, por meio de processo ascendente, convocada pela RESOLUÇÃO Nº. 08/2024/CMS, de 05 de Março de 2024. “Este evento  tem como objetivo avançar  na prática de avaliação e proposição de diretrizes para a Política Municipal de Saúde com a participação e o controle social”, disse.

Para nortear as discussões, foram estabelecidos os seguintes Eixos Temáticos: I – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; II – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e III – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

A participação de usuários, gestores, trabalhadores, prestadores de serviços e outras instituições é essencial para a garantia dos direitos e da defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático. Durante o evento, serão eleitos os delegados que representarão o Município de Cuiabá na Etapa Estadual da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

“Devemos debater soluções para a Saúde Pública Municipal e de Mato Grosso. Cada um fazendo a sua obrigação”, diz prefeito Emanuel Pinheiro após visita ao HMC

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou na manhã desta sexta-feira (26) uma visita técnica às dependências do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC – Dr. Leony de Palma e apresentou um panorama dos atendimentos na maior unidade de saúde, que é apontada como um verdadeiro Hospital Regional.

Um breve levantamento, considerando somente os dados de hoje, indica que a maioria dos pacientes internados é oriunda do interior do estado. Do total de 298 pacientes, 220 são de municípios vizinhos e apenas 78 são da capital. “O HMC é o maior hospital do estado, construído, equipado e mobiliado pela população cuiabana durante minha gestão. Cuiabá carrega a Saúde do Estado nas costas há muito tempo e agora está ainda mais sobrecarregada porque ampliamos os serviços para a população, incluindo o HMC, duas Unidades de Pronto Atendimento – UPA, entre outras coisas. Com isso, o Estado desestruturou a saúde no interior, fechou unidades, e a população do interior do Estado está vindo para cá. Até aí tudo bem, faz parte da vocação de Cuiabá ser mãe de todos os munícipes. Agora, cada um tem que fazer a sua parte. União, Estado e município”, disse o gestor.

Entretanto, apesar dos inúmeros investimentos feitos durante a minha administração desde 2017, pontuou o prefeito, tem que existir contrapartida. “Até agora, só Cuiabá está carregando esse piano. A União ajuda, Cuiabá banca tudo e o Estado pouca coisa ou quase nada. Isso não é justo, vocês estão vendo os números. Aí querem discutir a estadualização do HMC. Aqui é um hospital regional. Se fosse para atender apenas a minha população cuiabana, por exemplo, hoje 78 pacientes, o recurso que nós temos daria e sobraria. Aqui seria um serviço de saúde de primeiro mundo. Agora, o problema é que é o Estado inteiro. A população cuiabana está ficando sem leitos, sem espaço, e nós estamos tendo que pagar a conta para o interior sozinhos”, afirmou Emanuel Pinheiro.

“Quero deixar registrado que estou aberto para o diálogo. Devemos debater soluções para a Saúde Pública Municipal e de Mato Grosso. Cada um fazendo a sua obrigação para oferecer um serviço de qualidade, com atendimento excelente e humanizado, sendo essa uma das principais premissas da minha gestão. Estou aberto para que possamos discutir sobre os rumos da Saúde Pública”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana