Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Várzea Grande

Várzea Grande encerra campanha com mais de 36 mil atendimentos realizados

Publicado

Além das atividades nas unidades e nos espaços públicos, as equipes da Secretaria de Saúde também atenderam demandas externas, fortalecendo o trabalho em rede com outras instituiçõe

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande encerrou a campanha Outubro Rosa 2025 com um balanço positivo e resultados expressivos nas ações de prevenção e promoção da saúde da mulher. Ao longo da campanha foram contabilizados mais de 36 mil atendimentos.

Além das atividades nas unidades e nos espaços públicos, as equipes da Secretaria de Saúde também atenderam demandas externas, fortalecendo o trabalho em rede com outras instituições.

E o saldo foi surpreendente: 14.667 atendimentos médicos, 6.936 atendimentos de enfermagem, 1.786 atendimentos odontológicos, 935 coletas de preventivo, 10.886 vacinas aplicadas e 1.315 solicitações de mamografia — somando mais de 36 mil atendimentos realizados em todo o Município.

A Saúde municipal intensificou as estratégias de chamamento das mulheres que aguardavam há anos na fila para a realização de mamografias, além de uma série de atividades realizadas nas unidades básicas e em espaços públicos do Município.

O lançamento oficial da campanha ocorreu no dia 6 de outubro, na clínica FEB Saúde, onde foram realizados exames de mamografia. Também foi realizado – em todas as unidades de saúde do Município – um grande mutirão de atendimento voltado à saúde da mulher, com vacinação, coleta de preventivos (CCO), atendimento odontológico, consultas médicas e liberação de pedidos de mamografia.

Entre as participantes, Maria das Graças Silva, moradora do bairro Jardim Imperial, comemorou a oportunidade de finalmente realizar o exame que esperava há dois anos.

“Eu estava na fila desde 2023 e agora consegui fazer minha mamografia. Fui muito bem atendida e estou aliviada, porque a gente sabe que quanto mais cedo descobre, mais chances tem de se curar”, contou.

AÇÕES EXTERNAS – A equipe da Unidade de Saúde da Família Laurentino Paulo Cerqueira, do bairro Água Limpa, estive na Instituição de Acolhimento de Meninas de Várzea Grande promovendo uma ação especial em alusão ao Outubro Rosa. A atividade contou com a presença da equipe da unidade e também, das acadêmicas do 7º período do curso de medicina da Universidade de Várzea Grande (Univag). Elas estavam acompanhadas pela professora doutora Gabrielle Chaves de Souza, onde ministraram uma palestra educativa sobre prevenção do câncer de colo de útero, vacinação HPV, prevenção do câncer de mama e autoexame das mamas, prevenção ao uso de drogas e métodos contraceptivos.

Após a palestra, foi promovida uma roda de conversa em um ambiente acolhedor e de escuta qualificada, onde as adolescentes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências. Na ocasião, também foram administrada vacina da HPV, conforme o calendário vacinal do Ministério da Saúde.

ENCERRAMENTO – O encerramento das atividades ocorreu na última sexta-feira (31), no Várzea Grande Shopping, em parceria com o Hospital Santa Rosa, que mantém uma unidade no local. A ação ofereceu testes rápidos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação e palestra orientativa sobre o autocuidado. Durante o evento, muitas pessoas que passavam pelo shopping aproveitaram para verificar a saúde e receber orientações.

Foi o caso de Pedro Churtz, natural de Farroupilha (RS), que havia acabado de chegar a Cuiabá para um passeio no Pantanal e aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e a glicemia.

“Essas ações são importantíssimas para a população. Ter a saúde em local público facilita. E para nós, que saímos de um estado com muito frio e chegamos à Cuiabá, onde a temperatura é mais elevada, é bom checar se está tudo certo para o passeio”, comentou com um sorriso.

A ação no shopping contabilizou mais de 400 atendimentos, sendo, 263 testes rápidos, 76 doses de vacinas administradas, 65 aferição de pressão arterial, 58 testes de glicemia capilar.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde, Janaína Pinheiro, destacou o empenho das equipes e a importância da mobilização. “O Outubro Rosa é uma das campanhas mais emblemáticas do SUS porque reforça o papel da Atenção Primária como porta de entrada para o cuidado integral da mulher. Nossas equipes não apenas realizaram atendimentos nas unidades, mas também atenderam demandas de empresas e instituições que solicitaram ações extramuros. O resultado é fruto do trabalho coletivo e do compromisso de toda a rede com a saúde feminina”, afirmou Janaína.

Com o encerramento do Outubro Rosa, a Secretaria reforça que o cuidado com a saúde da mulher continua sendo prioridade durante todo o ano. As unidades de saúde seguem disponíveis para agendamento de exames e acompanhamento preventivo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Programa Escola em Tempo Ampliado celebra 10 anos transformando vidas em Várzea Grande

Publicado

“Eu participei desde a fundação do ETA, quando palestrava voluntariamente, e garanto que no meu mandato haverá todo recurso possível para ampliar o número de escolas no programa”, afirmou a prefeita Flávia Moretti

São dez anos de trabalhos intensos, de transformações de vida e de ensinamentos a milhares de alunos. Recentemente, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) celebrou uma década de funcionamento na rede municipal de educação de Várzea Grande. A comemoração foi em clima de festa na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Gonçalo Domingos de Campos (CAIC)’, escola-piloto do projeto, reunindo alunos, professores, gestores e toda a comunidade escolar.

Criado em 2015, inicialmente como projeto-piloto, o ETA tem como meta fortalecer a aprendizagem, ampliar o tempo de permanência na escola e reduzir a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes da rede municipal. O sucesso da iniciativa consolidou o ETA como política pública permanente, regulamentada pela Lei Complementar nº 5.125/2023, um marco para a educação várzea-grandense.

A prefeita Flávia Moretti (PL) participou da solenidade e destacou a importância do programa para o futuro da cidade, anunciando ainda a meta de ampliar o ETA até o fim da gestão.

“Um tema fundamental para o futuro da nossa sociedade é a educação integral em tempo ampliado, que vai além das paredes da sala de aula e do horário tradicional, buscando desenvolver não apenas o intelecto, mas também as habilidades socioemocionais, físicas e criativas dos nossos jovens. Ela valoriza a diversidade de experiências e saberes, permitindo que os estudantes sejam protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. Eu participei desde a fundação do ETA, quando palestrava voluntariamente, e garanto que no meu mandato haverá todo recurso possível para ampliar o número de escolas no programa”, afirmou a prefeita.

ALCANCE – Atualmente, o Programa ETA é desenvolvido em 37 escolas municipais, atendendo aproximadamente 2.220 alunos. O programa conta com 37 professores articuladores, um por unidade escolar, e 148 professores monitores de oficinas, que oferecem atividades nas áreas de arte, música, esportes, cultura, tecnologia e reforço pedagógico. Cada escola também dispõe de uma equipe de apoio, com profissionais dedicados à higienização e à alimentação, garantindo um ambiente acolhedor e seguro para os estudantes.

A diretora da escola anfitriã, Selcilene Gonçalves, ressaltou o impacto positivo do programa ao longo dos anos e o papel transformador da educação integral na vida das famílias várzea-grandenses.

“O ETA é um divisor de águas para muitas crianças e adolescentes. Aqui, eles descobrem talentos, constroem amizades e aprendem valores para a vida toda. Celebrar esses 10 anos é ver o resultado de um trabalho feito com amor, comprometimento e foco em oferecer mais oportunidades. Cada oficina, cada projeto e cada professor envolvido são parte de uma grande engrenagem que transforma realidades. É motivo de orgulho fazer parte dessa história”, destacou Selcilene.

Durante a celebração, apresentações culturais e artísticas foram realizadas pelos alunos, demonstrando na prática os resultados do ensino integral e da dedicação de toda a comunidade escolar.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, reforçou que o ETA é um modelo de sucesso que alia conhecimento, cidadania e inclusão, sendo referência para outros municípios.

“A educação integral é o caminho para formar cidadãos plenos, com senso crítico, empatia e consciência social. O ETA mostra que quando investimos tempo, estrutura e afeto, os resultados aparecem dentro e fora da sala de aula. Nossa meta é continuar expandindo esse trabalho, garantindo que mais escolas e mais crianças tenham acesso a essa metodologia transformadora”, afirmou a secretária.

O evento contou com a presença de autoridades municipais como a 1ª secretária da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereadora Rosy Prado (União), representantes da Secretaria de Educação, pais, alunos e servidores, reforçando o compromisso da Prefeitura de Várzea Grande em oferecer uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Campanha incentiva homens a procurarem atendimento médico em Várzea Grande

Publicado

Segundo a Secretaria de Saúde, a partir dos 40 anos, é fundamental que os homens realizem consultas com o urologista, médico especializado na saúde do sistema reprodutor masculino, para prevenção de doenças como câncer de próstata, câncer de pênis e outras anomalias

Após o vídeo divulgado pela prefeita Flávia Moretti sobre a importância da campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e aos cuidados com a saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande tem registrado um aumento significativo na procura por consultas com o médico urologista.

O movimento reforça a importância da iniciativa, que tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de outras doenças que afetam a saúde masculina.

Um dos exemplos é o do motorista Lindomar Cardoso, de 43 anos, que tomou a iniciativa de buscar atendimento após assistir ao vídeo da prefeita, compartilhado em um grupo de WhatsApp do qual faz parte. Mesmo com a rotina intensa de viagens, ele aproveitou um intervalo entre os compromissos para procurar a Secretaria Municipal de Saúde e solicitar encaminhamento para consulta e exames.

“Como motorista, passo muito tempo na estrada, e às vezes deixamos a saúde em segundo plano. Mas depois que vi o vídeo, resolvi vir e cuidar da minha saúde”, contou Lindomar.

Segundo a Secretaria de Saúde, a partir dos 40 anos, é fundamental que os homens realizem consultas com o urologista, médico especializado na saúde do sistema reprodutor masculino, para prevenção de doenças como câncer de próstata, câncer de pênis e outras anomalias.

Durante todo o mês de novembro, o Município realiza uma série de ações voltadas à saúde do homem. O ponto alto da campanha será o Dia D, no próximo sábado (8 de novembro), quando as 26 unidades de saúde de Várzea Grande estarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, oferecendo:

• Consultas médicas

• Testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

• Atendimento odontológico (nas unidades que possuem cadeira odontológica)

• Vacinação

• E outros serviços voltados ao bem-estar masculino.

A ação integra as estratégias da Prefeitura de Várzea Grande para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e estimular o cuidado preventivo, especialmente entre os homens, que ainda procuram menos as unidades de saúde.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana