Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Geral

Alunos aprendem técnicas de plantio e manutenção de canteiros de hortaliças e plantas medicinais

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Diretoria da Agricultura Familiar – ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) -, mantém um projeto de cultivo de horta comunitária junto com os alunos do Projeto Luz do Amanhã – desenvolvido pela Polícia Militar (PM) com a Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem Adolescente de Sinop (Acoas). As aulas de plantio e colheita acontecem semanalmente às sextas-feiras e compartilha as técnicas de cultivo, manutenção e colheita de hortaliças e plantas medicinais.
 
A horta funciona na área onde abriga o 3º Comando Regional da Polícia Militar e é administrada pelo Projeto Luz do Amanhã. Luis Paulo, diretor da Agricultura Familiar de Sinop, que também é professor da matéria “plantio e colheita de hortaliças” no projeto, informa que o Luz do Amanhã atende, hoje, 45 alunos da rede pública de ensino e que a horta serve para transmitir a eles o conhecimento relacionado ao cultivo das principais hortaliças produzidas pela agricultura familiar da região.
 
“Todas as semanas, às sextas-feiras, a gente desenvolve aí o trabalho com a terra, o cultivo de plantas, de hortaliças, esses principais produtos que é desenvolvido, que é cultivado aqui na maioria dos produtores da agricultura familiar. O objetivo é ensinar esses alunos, essas crianças, a poder trabalhar com a terra, saber como que desenvolve aí essas plantas; possibilitar a eles a oportunidade de plantar, poder cultivar, poder cuidar e, agora, a gente está tendo a grata satisfação de várias vezes ao ano, fazermos essa colheita”, comentou.
 
Um dos objetivos do projeto é fazer com que os alunos transmitam aos pais, familiares, as técnicas de como manusear e manter a produção dessas verduras em um espaço menor, como o quintal de uma residência, por exemplo. “A gente, no decorrer do nosso curso, a gente ensina para eles como realizar o preparo do solo, como eles podem cultivar, às vezes em um pequeno espaço, uma horta urbana, uma pequena horta, uma horta em uma garrafa, uma horta suspensa, para que eles possam estar trabalhando junto com a sua família, poder estar desenvolvendo e ocupando o seu tempo, que muitas vezes é ocioso em casa”, esclareceu.
 
O projeto acontece ao longo de todo ano e as colheitas são realizadas de acordo com as produções locais. “Já fizemos uma colheita hoje de mandioca. Já colhemos alface, couve, cheiro-verde, abóbora. Daqui uns dias vamos colher tomate e hoje nós fizemos uma colheita de mandioca que esses alunos vão poder levar para casa. Além de eles estarem consumindo aqui no projeto, diariamente, o excedente levam para casa, para suas famílias poder ver o resultado desse trabalho”, explicou.
 
Stefhany Karoline Sousa de Aquino estuda o 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professora Edeli Mantovani (Jardim São Paulo) e faz parte do projeto Luz do Amanhã. Ela diz que as aulas com a agricultura familiar são importantes para aprender a cultivar as hortaliças em casa.
 
“Na aula passada, a gente colheu as alfaces que estavam aqui e os meninos plantaram tomate. Como vocês podem ver (o tomateiro), já está bem grande, já está até começando a dar o tomatinho. E a gente, como eu disse, colhe, planta, também, as medicinais que já estão ali plantadas. A gente traz os pneus de casa e faz a reciclagem deles para poder colocar aqui para plantar as hortaliças medicinais. Lá já estão tudo plantada e a gente normalmente faz isso na aula de horta”, explicou ela.
 
Stefhany conta, também, que as aulas são uma diversão a parte. “A gente se diverte muito. Hoje a gente colheu mandiocas. A gente quebrou as mandiocas para poder levar para casa. A gente fez várias coisas e a gente se diverte muito com esse tipo de aula”, avaliou ela. 
 
A coordenadora de Ensino do projeto Luz do Amanhã, Cleuzineia Oliveira Barreto, avalia que as aulas ministradas ao longo do ano tiveram uma qualidade excepcional para os alunos que participam do projeto e atribui às aulas oferecidas pelos professores da Prefeitura de Sinop.
 
“No projeto nós temos uma matéria de plantio e colheita de hortaliças e essa matéria o professor Luis, juntamente com a Beatriz, tem feito um trabalho de excelência. Durante as plantações as crianças tiveram o contato com a terra, ajudaram ali nas plantações, na colheita e hoje nós finalizamos essa colheita de mandioca com grande êxito. As crianças têm tido uma participação bem significativa. Nossos sinceros  agradecimentos à Prefeitura por ter mandado um professor responsável, comprometido”, disse.
 
Cleuzineia explica que o alimento produzido na horta comunitária é utilizado na merenda diária dos alunos do projeto e o excedente é doado às famílias dos alunos que cultivam. “Aqui a gente usa esses produtos que servem para alimentação das crianças aqui no projeto e também eles levam para as famílias. Nós temos a colheita didática em que as famílias vem também, participam dessa colheita e levam para casa”, afirmou.
 
Formação Humana
 
Luis Paulo esclarece que as aulas de agricultura contribuem, também, para a formação do caráter dos alunos.
 
“Ajuda muito na questão da formação do caráter dessas crianças, na organização, na questão de amizade, trabalhar em grupo e obter o conhecimento. Muitos aqui nunca viram como é que cultiva, como é a planta de uma hortaliça – que às vezes vê só no mercado -, mas aqui eles aprendem como é que realmente funciona e ter esse olhar diferenciado para o pequeno produtor, para o produtor da agricultura familiar, aquele que trabalha no campo e quem sabe seguir essa atividade que é tão importante aqui para o nosso município”, expressou.
 
Stefhany também compartilha do mesmo pensamento e diz que levará os aprendizados para vida. “O que a gente aprende aqui também a gente pode levar para vida, porque lá na frente, até para ser uma veterinária, isso vai valer muito, porque muitos animais utilizam disso daqui para comer”, complementou ela.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Construção civil cresce em Sinop e registra quase o dobro de área construída em outubro

Publicado

O setor da construção civil segue em ritmo intenso em Sinop e reforça sua importância para o desenvolvimento econômico do município. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação mostram que, em outubro de 2025, foram emitidos 134 alvarás de construção, totalizando 82.615,80 metros quadrados de área edificada. O número é quase o dobro do registrado no mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 48.694,27 metros quadrados.
 
Segundo o levantamento, o volume de obras confirma o dinamismo do mercado imobiliário local e o avanço na regularização de edificações. Em 2025, até o mês de outubro, Sinop já alcançou 609.657,48 metros quadrados construídos.
 
Entre os tipos de obras com maior número de alvarás emitidos em outubro estão as construções unifamiliares, com 61 registros, seguidas das comerciais, com 44, e das multifamiliares, com 20. As obras mistas somaram nove autorizações, enquanto não houve registros na categoria institucional. O balanço ainda aponta a emissão de 369 habite-ses, 22 renovações de alvarás, três demolições e seis autorizações de publicidade no período.
 
A secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso destacou que o desempenho do setor reflete diretamente o desenvolvimento econômico de Sinop. “O aumento expressivo da metragem construída neste mês reflete a retomada do ritmo de obras no município e o fortalecimento do setor da construção civil, que é um dos principais indicadores do desenvolvimento urbano e econômico de Sinop”, disse.
 
Ela também comentou sobre a importância do levantamento para o acompanhamento do desenvolvimento do município. “A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação acompanha de perto esses números para garantir que o crescimento da cidade aconteça de forma planejada, com infraestrutura adequada e dentro das diretrizes do Plano Diretor. Esse monitoramento é essencial para orientar políticas públicas e assegurar que o avanço da construção civil se traduza em qualidade de vida para a população”, destacou.
 
A expectativa da pasta é manter o volume de emissões até o fim do ano e consolidar Sinop entre as cidades com maior dinamismo na construção civil em Mato Grosso. Para a secretária, os números demonstram a força econômica e o planejamento urbano do município. “O crescimento de Sinop é resultado de planejamento e da confiança de quem investe aqui. A cidade avança com equilíbrio e estrutura, o que reforça seu papel de destaque no cenário estadual”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Secretária explica quais impostos podem ser renegociados pelo Refis 2025; veja

Publicado

A Secretaria de Finanças e Orçamentos de Sinop explica que ao menos sete cobranças municipais estão habilitadas para serem renegociadas pro meio do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), edição 2025. O período para manifestar interesse em aderir ao programa, segue disponível até o próximo dia 17 de novembro – ou seja, cerca de 10 dias.
 
O Refis 2025 foi lançado, oficialmente, em 15 de outubro, em parceria entre a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria de Finanças e Orçamentos. A renegociação é regida pela Lei Complementar 225/2025. A secretária dessa pasta, Ivete Mallmann, explica que somente os débitos vencidos até dezembro de 2024 estão autorizados a serem incluídos no programa.
 
“O contribuinte que tiver débitos ativos com IPTU, ISSQN, taxas municipais – que são alvarás, fiscalização, coleta de lixo e afins -, multas administrativas e débitos inseridos em dívida ativa, podem procurar a Prefeitura, por meio do CAC e fazer sua adesão ao Refis 2025 e providenciar o melhor parcelamento”, explicou ela.
 
Ivete Mallmann explica que a opção da regularização, por meio do parcelamento, é uma oportunidade concedida pela gestão para facilitar a vida do morador.
 
“Nós temos se preocupado, sim, com o contribuinte, dando a ele a oportunidade da sua regularização para que ele esteja contribuindo com o desenvolvimento do município e tendo acesso aos descontos, com o parcelamento, nesse ano um pouco maior, chegando até 36 vezes. Porque nós entendemos que às vezes as pessoas passam por algum infortúnio e por alguma dificuldade financeira e isso causou um atraso junto à prefeitura municipal. Mas esse é o momento de você procurar o município, se regularizar, aproveitar os descontos e contribuir com o desenvolvimento. Então esse é o nosso maior objetivo”, disse.
 
Para quem optar pelo parcelamento da dívida em aberto, receberão um desconto de 100% nos juros e multas. Para os que optarem por parcelar, a dívida poderá ser paga em até 36 vezes. Será concedido desconto de 70% aos que parcelarem em até 12 vezes; 50% de desconto para parcelamentos entre 13 e 24 vezes e, 20% de desconto para quem aderir ao parcelamento entre 25 e 36 meses. A secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, avalia que essa é a hora de o contribuinte aproveitar as melhores maneiras de pagamento.
 
“Esse Refis possibilita que todos os munícipes tenham acesso, tenham possibilidade de regularizar suas contas e seus débitos junto ao município. Entendemos que é um momento muito específico do ano, que favorece bastante as pessoas, na qual eles podem fazer toda uma organização financeira da sua família, do seu orçamento familiar, e dessa forma, ajustar todas as possibilidades. Sabemos da importância para os CNPJ’s para que eles possam ter liberações de certidões e dessa forma poder fazer negociações e participar de licitações junto ao município, o que também é um grande incentivo e uma procura”, comentou.
 
Faira destaca ainda que a contribuição por meio dos impostos favorece a população, tendo o retorno em saúde, educação, assistência social, infraestrutura, segurança e trânsito.
 
“Sabemos que todo o imposto pago por você, munícipe, ele retorna em serviço e investimento. Nosso prefeito está sempre buscando fazer intermediações e captações de recursos para ampliar ainda mais a rede de assistência e, é claro, os investimentos necessários, seja para pavimentação, para construções de novas UBSs, novas escolas, implementação de novos serviços de atendimento, que contribua diretamente à comunidade. Então, todo recurso que vem aos cofres públicos, ele retorna a você, cidadão, em forma de serviços, em forma de prestação, de atenção às necessidades que são apresentadas, independente de quais sejam, seja de ação social, saúde, educação e infraestrutura”, explicou ela.
 
O programa foi criado em conjunto com a Câmara Municipal que aprovou o projeto enviado pela Prefeitura. “Quero enaltecer o Executivo, o empenho e a dedicação de todos os nossos secretários, assim como a Secretaria de Finanças e o próprio Jurídico do Executivo que trabalharam, arduamente, para que nós tivéssemos esse projeto sendo aprovado pela Câmara Municipal. Então, nós acabamos apresentando uma emenda que teve o apoio de todos os colegas de parlamento, ao meu lado o vereador Toninho, que não mediu esforços para nos auxiliar e darmos celeridade na aprovação do Refis. Portanto, nós estamos ouvindo a comunidade e dando respaldo a eles e eu quero, nessa oportunidade, agradecer também o prefeito Roberto Dorner e o vice Paulinho pelo entendimento”, destacou o vereador Célio Garcia – líder do Executivo na Câmara.
 
Como aderir?
 
O interessado poderá procurar atendimento em:

Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado na avenida governador Júlio Campos, Centro, próximo ao Banco do Brasil unidade Catedral, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h;
 
Ganha Tempo, localizado na avenida das Acácias, nº 280, Jardim Botânico – de segunda à sexta-feira das 8h às 17h;
 
Online direto no site da Prefeitura de Sinop em: www.sinop.mt.gov.br
 
Honorários jurídicos zero
 
A Lei Complementar 225/2025 veio, este ano, com uma grande novidade para o sinopense. O projeto encaminhado para apreciação e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores sem a incidência dos honorários do procurador geral do município. Neste caso, o contribuinte não precisará pagar uma taxa para ter acesso ao benefício da renegociação.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana