Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Centro de Excelência em Inteligência Artificial realiza evento de IA para equipes de negócio

Publicado

Com o objetivo de estimular a cultura de inovação e capacitar as equipes de negócio das secretarias estaduais de Mato Grosso para o uso de tecnologias emergentes, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (ceIA.MT) promove, de 4 a 6 de novembro, o Hackathon de Inteligência Artificial (IA). O evento acontece no SENAI HUB, em Cuiabá, das 8h30 às 12h. e reúne participantes em uma maratona de inovação voltada ao desenvolvimento de soluções práticas e protótipos com o uso de ferramentas de IA.

A iniciativa busca capacitar servidores e empregados públicos para o uso das plataformas modernas de desenvolvimento de sistemas, com o propósito de desenvolver soluções que otimizem processos internos e melhorem a entrega de serviços públicos. Participam 43 profissionais das áreas de tecnologia e gestão, representando as diversas secretarias do Poder Executivo Estadual.

Durante os três dias, os 43 participantes vivenciam uma imersão que combina aprendizado prático e trabalho em equipe. No primeiro dia, o evento contou com falas institucionais de representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e da Xertica, parceira técnica responsável pela condução das atividades. Em seguida, os instrutores apresentaram conceitos fundamentais sobre inovação, inteligência artificial e as metodologias que guiaram o desenvolvimento dos protótipos.

As etapas seguintes incluem workshops práticos, atividades guiadas de programação no AppSheet e mentorias personalizadas, conduzidas por especialistas da Xertica. O desafio final consiste em criar um protótipo funcional, integrando IA e automações, que solucione uma necessidade real identificada pelos representantes das secretarias participantes.

A formação é conduzida por um time de referência em tecnologia e inovação. Entre eles, o executivo Gerson Rolim, reconhecido como Top Voice em IA pelo LinkedIn e um dos Top 100 Global Influencers em Transformação Digital e Internet das Coisas (IoT); Marília Sturm, líder de relacionamento com setor público no Google Cloud; e os desenvolvedores Danilo Conrado, Gustavo Chequer e Matheus Lopes, especialistas em soluções como AppSheet e Google Workspace, com ampla experiência em projetos de transformação digital.

No encerramento, as equipes apresentarão seus projetos a uma banca avaliadora, formada por representantes da MTI, Seplag-MT, Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova) e Vale do Pacú, que analisa os protótipos com base em critérios de aplicabilidade, inovação e impacto.

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o Hackathon de Inteligência Artificial é mais do que uma capacitação técnica, pois é uma verdadeira maratona de inovação dentro do serviço público. “Ao reunir equipes de diferentes secretarias para desenvolver soluções criativas e tecnológicas, estamos fortalecendo uma cultura de colaboração e aprendizado contínuo no Governo de Mato Grosso. Esse tipo de iniciativa traduz, na prática, o compromisso da Seplag em promover a transformação digital e preparar nossos profissionais para os desafios de um Estado cada vez mais inteligente, eficiente e voltado às necessidades do cidadão”, destacou o secretário da Seplag.

Para o adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, o Governo de Mato Grosso dá mais um passo importante rumo à modernização do setor público. “Este hackathon reforça nossa visão de que a inteligência artificial deve ser usada para potencializar o trabalho dos servidores e aprimorar a experiência do cidadão com os serviços públicos. A inovação só faz sentido quando melhora vidas, e o que estamos promovendo aqui é um Estado que aprende, evolui e inova com responsabilidade, ética e propósito”, ressaltou Sandro Brandão.

O evento é o primeiro promovido pelo ceIA.MT, em uma realização conjunta da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Homem suspeito de abusar sexualmente de bebê de um ano é preso pela Polícia Civil em Tapurah

Publicado

Um homem apontado como autor de um crime bárbaro de estupro de vulnerável de uma bebê de apenas um ano de idade foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na terça-feira (4.11) no município de Tapurah.

O suspeito é companheiro da avó da criança e foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável, sendo a prisão convertida em preventiva.

As investigações iniciaram na segunda-feira (3.11) quando a equipe da Polícia Civil foi acionada pelo Hospital Municipal de Tapurah sobre uma possível situação de estupro de vulnerável, em que havia sido constatada a presença de sêmen na urina de uma bebê de apenas de um ano.

Foram realizados três testes de urina e todos os resultados constataram a presença de espermatozoides já sem vida, indicando que os fatos teriam ocorrido alguns dias antes.

Questionada, a mãe da criança relatou que no sábado (01) havia deixado a filha na casa de sua mãe, onde bebê passou o dia. No período da noite, quando foi dar banho na filha percebeu a irritação na região genital da criança.

No dia dos fatos, além da avó da criança, estava na casa também o companheiro dela com quem havia assumido um relacionamento recente. Diante dos fatos e de outros elementos apurados, os policiais foram até a residência do suspeito, onde realizaram a prisão em flagrante.

Foi realizada a coleta do material genético do suspeito que foi encaminhada para a Perícia Oficial e Identificação Técnica para exame de confronto com material colhido na urina da vítima.

O delegado de Tapurah, Franklin Alves, representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, que foi deferida pela Justiça, sendo o suspeito colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sema promove evento “Raízes e Vozes” integrando sustentabilidade, inclusão social e empoderamento feminino

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Comitê Municipal de Cuiabá dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a BPW de Várzea Grande (International Federation of Business and Professional Women), realiza neste sábado (8.11) o evento “Raízes e Vozes – Sustentabilidade está na Moda”. A programação, sediada no Várzea Grande Shopping, inclui apresentações de dança e música, painel temático, feira sustentável e desfile de moda.

O evento, gratuito e aberto ao público, tem início às 14h, com a abertura institucional e o painel temático sobre sustentabilidade e inclusão social. Além da Feira Sustentável que tem início também às 14h e funcionará durante toda a tarde, com exposição e comercialização de produtos artesanais e ecológicos, como biojoias, peças de artesanato e opções de gastronomia sustentável.

Segundo a organizadora da feira, Cleonice Neris, foram realizadas visitas a diversos eventos e feiras na região para selecionar os mais de 30 empreendimentos participantes. Foram priorizados pequenos negócios que sejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contemplados pelo evento.

A programação segue com o Desfile de Moda Sustentável, às 18h, com peças produzidas a partir de resíduos e materiais reaproveitados. A coleção busca refletir os conceitos de moda circular e inovação sustentável, enquanto coloca como foco mulheres em situação de vulnerabilidade

“O Desfile Sustentável Raízes e Vozes foi um trabalho construído com muito afeto e propósito. Todo o processo de produção foi pensado para valorizar mulheres em situação de vulnerabilidade social, mostrando como a sustentabilidade pode transformar realidades”, destaca o estilista e curador do desfile, Jhosemar Corrêa.

A iniciativa integra sustentabilidade ambiental, inclusão social e empoderamento feminino, promovendo capacitação, visibilidade e oportunidades de geração de renda para mulheres em um contexto de vulnerabilidade, especialmente aquelas que sofreram violência doméstica. Além de estimular a economia circular, o reaproveitamento de materiais e o fortalecimento do empreendedorismo criativo e de pequenos negócios locais.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana