Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Comissão cobra poder público sobre infraestrutura nos bairros Silvanópolis e Paraisópolis

Publicado

Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 
Na manhã desta quinta-feira (6), a Comissão de Regularização Fundiária da Câmara Municipal de Cuiabá cobrou do poder público e das empresas responsáveis, medidas urgentes para resolver os problemas de infraestrutura enfrentados pelos moradores dos bairros Silvanópolis e Paraisópolis, na capital.
Para o presidente da comissão, vereador Sargento Joelson (PSB), as duas comunidades sofrem há meses com a falta de abastecimento de água e com a ausência de iluminação pública, mesmo com os moradores pagando a taxa nas contas de energia.
“Não temos água em nada no Silvanópolis nem no Paraisópolis. A energia está instalada, mas não há iluminação pública, e esses moradores já estão há cerca de 18 meses pagando pela taxa de iluminação sem ter o serviço”, destacou. 
O parlamentar informou ainda que os moradores realizaram recentemente uma mobilização pacífica e planejam um novo ato para a próxima semana, com o fechamento da rodovia Emanuel Pinheiro. 
“Eles querem que os motoristas passem dentro da comunidade e vejam de perto as condições em que vivem. O nosso papel é justamente dar visibilidade a essa situação e cobrar providências”, afirmou.
O vereador também explicou que o impasse na regularização fundiária das áreas está relacionado à posição do Ministério Público, que questiona a legalidade da ocupação, alegando que parte do terreno é composta por áreas de nascente. Na oportunidade, Joelson ressaltou que o local pertence ao governo e já há legislação estadual desde 2012 que prevê a regularização.
“O Ministério Público alega que há famílias em áreas de preservação, mas não existe estudo técnico que comprove isso. Nós vamos cobrar que esse levantamento seja feito com urgência. Se for necessário retirar alguém, que se diga quem deve sair e quem pode permanecer, porque estamos falando de cerca de duas mil famílias, e o MP fala em apenas 50 em situação irregular”, disse. 
Além de Joelson, participaram do encontro os vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil), vice-presidente da comissão,  e o membro titular Macrean Santos (MDB).

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Debate sobre implantação da coleta seletiva em condomínios de Cuiabá movimenta Câmara Municipal

Publicado

Marcelly Alves | Assessoria da vereadora Dra. Mara
A Câmara Municipal de Cuiabá sediou, na tarde de quarta-feira (5), audiência pública que marcou um passo decisivo rumo à sustentabilidade urbana da capital. A reunião, proposta e conduzida pela vereadora Dra. Mara (Podemos), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis, reuniu cerca de 60 participantes entre representantes do Executivo municipal, líderes de cooperativas, síndicos e ambientalistas para discutir a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos em condomínios residenciais.
O evento evidenciou o compromisso da parlamentar com políticas voltadas à preservação ambiental e à conscientização da população sobre a importância do descarte correto do lixo.
“É uma causa que abracei com o coração, não apenas como vereadora, mas como cidadã cuiabana. Eu quero uma cidade mais verde, mais limpa e sustentável. Planejei este projeto desde o início do meu mandato e hoje vivemos um grande dia. Já estamos colhendo frutos com o projeto piloto que será iniciado em dezembro. Tenho fé que, até o final de 2027, Cuiabá terá 100% de cobertura com coleta seletiva”, afirmou emocionada Dra. Mara.
Durante o encontro, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, apresentou as ações que a Prefeitura de Cuiabá vem desenvolvendo para ampliar a estrutura da coleta seletiva em larga escala. Segundo ele, a administração municipal já dispõe de quatro caminhões do tipo baú para atender à demanda e lançará, a partir de dezembro, um projeto piloto com 40 condomínios, que participarão de forma voluntária.
“Além de ampliar a reciclagem, essa ação trará economia aos cofres públicos e fortalecerá as cooperativas locais. A união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil é essencial para o sucesso da coleta seletiva”, destacou Wellaton.
A presidente da Cooperepan, Fátima Ferreira de Almeida, elogiou a iniciativa da vereadora Dra. Mara e reforçou a importância de parcerias para transformar o cenário ambiental da capital.
“Precisamos de lideranças comprometidas como a vereadora Dra. Mara, que coloca o meio ambiente na pauta e promove o diálogo entre todos os setores. Esse é o caminho para fazermos a coleta seletiva acontecer de verdade”, disse a cooperativista.
O síndico do Condomínio Florais Itália, Paulo Ferreira, também compartilhou a experiência positiva do local, que já realiza a coleta seletiva duas vezes por semana, servindo de exemplo para outros empreendimentos.
“O trabalho da vereadora Dra. Mara é inspirador. No nosso condomínio, destinamos o material reciclável a uma cooperativa parceira, e ver o poder público incentivando esse movimento é fundamental para que mais condomínios sigam o mesmo caminho”, afirmou o síndico.
A audiência contou ainda com a presença dos vereadores Mário Nadaf (PV), Maria Avalone (PSDB) e Rafael Ranalli(PL), da secretária municipal de Meio Ambiente, Elisangela Fernandes Bokorni, e da representante do Ministério Público Estadual (MPE), Kelly Christina Veras Otácio Monteiro.
Ao final do encontro, a vereadora Dra. Mara reafirmou seu compromisso com uma Cuiabá mais sustentável, solidária e consciente, destacando que o diálogo e a união de esforços entre poder público e sociedade civil são fundamentais para o futuro da cidade.
“Cuidar do meio ambiente é cuidar das próximas gerações. A coleta seletiva é apenas o começo de uma grande transformação que faremos juntos”, concluiu Dra. Mara.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Vereador cobra celeridade na votação da Lei dos Flanelinhas

Publicado

Oziane Rodrigues | Assessoria do vereador Tenente Coronel Dias 
O vereador por Cuiabá, Tenente-coronel Dias (Cidadania), cobrou celeridade na votação do projeto de lei que regulamenta a atuação dos flanelinhas na capital.
O texto teve pedido de vistas em 21 de outubro, feito pelo vereador Eduardo Magalhães (Republicanos). Durante a sessão plenária desta quinta-feira (6), Dias argumentou que o pedido ocorreu quando a viagem à China já estava agendada e alertou para que situações como essa sejam evitadas.
“O vereador pediu vistas e acabou perdendo o prazo por conta da viagem à China. Precisamos nos atentar a isso para que projetos tão importantes para a população, como este, não fiquem parados na Casa”, disse.
A matéria prevê a regulamentação da atividade em Cuiabá, com o objetivo de evitar práticas criminosas como coação e extorsão, além de reduzir a manutenção do crime nas vias públicas.
De acordo com o parlamentar, mais de 90% dos que atuam nessa função têm problemas com a Justiça.
“Fui para as ruas, entrevistei pessoas e os próprios flanelinhas, e eles mesmos confirmaram que mais de 90% têm problemas com a Justiça. Muitos utilizam essa função de ‘cuidadores’ de carros para consumir drogas e permanecer no crime”, completou.
Diante disso, o vereador solicitou à Presidência da Câmara o retorno imediato do projeto à pauta para votação.
“Mulheres, adolescentes próximos às escolas e idosos estão à mercê de verdadeiros usuários exercendo essa função. Vidas estão sendo colocadas em risco por falta de uma regulamentação que pode tirar criminosos de circulação. Ao mesmo tempo, a regulamentação ofertará oportunidade a pessoas de bem, devidamente identificadas pelos órgãos competentes, para exercerem essa função com a segurança que a população merece”, finalizou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana