Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Estudante de Mato Grosso representa Pantanal em live do MEC e inspira jovens a agir contra as mudanças climáticas

Publicado

O estudante Matheus Henrique Policarpo Santos, da Escola Estadual Domingos Briante, em São José do Rio Claro (MT), foi um dos destaques de uma live transmitida pelo Ministério da Educação (MEC), na tarde desta terça-feira (04.11).

O Webinário abordou a Educação, os Biomas e Mudanças Climáticas no contexto da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, na cidade de Belém (PA).

Matheus representou Mato Grosso com o projeto “Do Local ao Global: Práticas de Educação Híbrida para Pensar e Agir Frente às Mudanças Climáticas”.

Para o estudante mato-grossense, participar dessa jornada foi mais do que uma oportunidade acadêmica, foi uma lição de vida. “A gente entende que a escola é o lugar onde tudo começa. Se cuidarmos da energia, da água e do nosso ambiente, estamos cuidando também das pessoas”, disse o estudante, emocionado.

A proposta nasceu dentro do Curso de Formação Pedagógica da RIEH, iniciativa voltada à formação de professores do Ensino Médio. No coração do projeto, o tema “Consumo Consciente de Energia Elétrica”, foi uma provocação que convidou estudantes a observarem o próprio cotidiano e refletirem sobre como cada atitude pode impactar o clima do planeta.

Durante a transmissão nacional, Matheus falou com naturalidade sobre as consequências das mudanças climáticas no bioma mais emblemático do estado: “Pude perceber que o Pantanal regulamenta o clima e, infelizmente, as mudanças climáticas e os incêndios prejudicam e afetam diretamente a saúde das pessoas que vivem lá”.

“A partir dessa reflexão”, disse o estudante, “a turma criou conteúdos para o Instagram, transformando a rede social em uma vitrine de conscientização sobre a importância do Pantanal e do uso sustentável da energia”.

O Ministério da Educação selecionou o projeto enviado por Matheus Henrique para a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) e o Comitê Gestor Nacional do Programa Escola das Adolescências (CONAPEA). Outros cinco projetos de outros alunos de distintos biomas brasileiros já haviam sido apresentados pela RIEH em parceria com as secretarias de Educação de seus estados.

Além de Matheus, participaram estudantes de Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, cada um representando um bioma brasileiro.

A professora Adriana Barros Castanha, uma das autoras da proposta, explicou que o desafio era aproximar os conceitos científicos da experiência diária dos alunos. “O principal objetivo foi conscientizar os estudantes sobre o uso racional da energia elétrica, por meio da análise de seu próprio consumo residencial”, contou.

Segundo ela, as aulas se transformaram em um laboratório de descobertas. “Entre planilhas de consumo, debates interdisciplinares e produções digitais, os estudantes perceberam que aprender é também um ato de cuidar”.

Educação híbrida

O projeto articulou momentos presenciais e não presenciais de aprendizagem, combinando diferentes áreas do conhecimento, linguagens e tempos pedagógicos. A experiência mostrou que a educação híbrida pode ir além da tecnologia, sobretudo, como um caminho para conectar mentes, territórios e propósitos.

O vídeo institucional enviado ao MEC foi produzido com o apoio da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Diamantino e contou com a colaboração das educadoras Aparecida Vinhal Lourenço, Laren Nasgorski, Neide Lopes dos Santos Silva e Maria Aparecida Rodrigues Fonseca.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Circuito Itinerante MT Ciências visita campus da Unemat em Alta Floresta com cinco dias de programação

Publicado

O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências), projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), realiza atendimento ao público no Campus de Alta Floresta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A programação segue até a próxima sexta-feira (7.11).

Durante a estadia, a equipe recebe a comunidade acadêmica, alunos do ensino fundamental e médio das escolas estaduais do município e a sociedade em geral. De acordo com a programação, nos dias 3 e 5, o evento é aberto ao público geral; nas demais datas, a visitação segue disponível somente para o público escolar por meio de agendamento.

Os visitantes poderão conhecer a carreta do projeto com salas temáticas que exploram conhecimentos variados, abordando desde a vasta biodiversidade do Estado até fenômenos da luz, imagem e som. Também puderam conferir o planetário digital com projeção imersivas de astronomia em 360° e kits de robótica e óculos de realidade virtual.

De acordo com a professora adjunta na Universidade e responsável por coordenar a atividade, Ana Carolina Dias Guimarães, a programação do MT Ciências na universidade oportunizou que diversos estudantes tivessem contato com experimentos e despertassem a curiosidade para a produção científica.

MT Ciências

O projeto MT Ciências visa possibilitar à população mato-grossense o acesso a um circuito itinerante com experimentos e atividades científicas. Prefeituras, escolas, instituições públicas e privadas de Mato Grosso podem solicitar ao longo do ano a presença do MT Ciências em eventos através de ofício a ser enviado à Seciteci.

*Com supervisão de Beatriz Passos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil deflagra 2ª fase da investigação que apura crime de extração ilegal de madeira em Juína

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou nesta quarta-feira (5.11), segunda etapa de investigação que apura crime de extração ilegal de madeira no município de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá).

O trabalho da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), visa desarticular um grupo criminoso especializado na extração, transporte e comercialização ilegal de madeira nativa em Juína e municípios circunvizinhos.


Nesta segunda fase foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências dos principais investigados, estabelecimentos comerciais e madeireira envolvidas no esquema.

Devido ao fato de alguns alvos não possuírem endereço fixo e circularem constantemente entre diferentes municípios, foram expedidos também mandados itinerantes.

Apuração

A investigação da Dema iniciou após análise forense de aparelhos celulares apreendidos durante prisões em flagrante ocorridas em março de 2025.

Na ocasião dois homens foram detidos transportando madeira ilegal. Os dados extraídos dos dispositivos revelaram uma rede criminosa com hierarquia bem definida e operações sistemáticas que vinham sendo desenvolvidas há vários meses.


A Dema identificou uma rede criminosa, com líderes responsáveis pelo financiamento das operações, motoristas especializados em rotas alternativas para evitar fiscalizações, intermediários que fazem a ponte entre executores e articuladores, além de empresários proprietários de madeireiras que recebem e “lavam” a madeira ilegal fornecendo documentação fraudulenta.

Conforme a delegada titular da Dema, Liliane Murata, o material coletado demonstra que o grupo possui capacidade operacional desenvolvida e experiência acumulada na prática dos crimes ambientais.

“As atividades da associação criminosa causam significativos danos ambientais, com extração ilegal em reservas florestais e áreas de preservação. As diligências continuam em andamento, com o objetivo de coletar novos elementos probatórios e identificar outros participantes do esquema”, destacou a delegada.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana