conecte-se conosco


Cidades

Fórum de Saúde aponta política genocida e pede revogação de decretos que flexibilizam isolamento

Publicado

O Fórum Permanente de Saúde de Mato Grosso emitiu um manifesto contra o posicionamento dos governantes em relação à flexibilização do isolamento social, que foi classificada como uma “política genocida” pela entidade. A instituição propôs que sejam revogados os decretos estaduais e municipais que estimulam a retomada da circulação e consequente abertura de comércios.

O manifesto do Fórum, emitido nesta segunda-feira (27), é feito cinco dias após a divulgação do último decreto nº 462 do governo de Mato Grosso, que orienta a não tomada de medidas preventivas por parte dos municípios enquanto o número de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) ocupadas por pessoas com Covid-19 não forem superiores a 60% do número total de leitos disponíveis para atender pacientes com a doença.

Dados do Fórum apontam que o Brasil é o país com a 11ª colocação em taxa de mortalidade. O estado de Mato Grosso, com seus mais de 240 casos notificados e dez mortes registradas, é um dos estados que contribui para o índice. Nesse sentido, as ações de flexibilização do isolamento seriam prejudiciais para a população mato-grossense.

“Lembramos que a estrutura de saúde em MT é bastante fragilizada pela terceirização dos Hospitais, que nunca supriram a demanda de UTIs, muito menos agora, diante da real ameaça de expansão dessa pandemia em MT: não temos medicações nem Equipamentos de Proteção Individual em quantidade e qualidade necessárias, que dirá respiradores e leitos de UTI suficientes”, narra trecho do manifesto.

Apesar dos apontamentos do Fórum, o governo declarou na última semana que em breve o estado contará com mais de mil leitos disponíveis para atender pacientes com coronavírus. O Executivo já implantou também diversas medidas de aquisição de EPIs e respiradores.

Além da revogação dos decretos, a entidade também pede por uma maior agilidade no cumprimento de políticas sociais, revogação da Emenda Constitucional nº 95 (que retira investimentos da saúde), ampliação do número de leitos, taxação do agronegócio e revisão da isenção fiscal de grandes empresas que comercializam agrotóxicos.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá e Sindicato de Enfermagem chegam a consenso, e as propostas do PCCV da Enfermagem serão analisadas para encaminhamentos

Publicado

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (25), no Salão Nobre do Palácio Alencastro, um novo encontro entre a Prefeitura de Cuiabá, o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso – SINPEN e membros da comissão dos trabalhadores para os devidos encaminhamentos da proposta da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos profissionais de enfermagem.

À frente dos trabalhos de valorização do funcionalismo público, nas diferentes carreiras, os secretários municipais de Governo, Júnior Leite e da Gestão, Ellaine Mendes, definiram juntamente e de forma consensual com a categoria e membros da Secretaria Municipal de Saúde que, para destravar a primeira etapa do processo do PCCV, as duas propostas, tanto do sindicato como da saúde, serão analisadas para chegar a um denominador comum.

“São duas situações técnicas que precisam ser consideradas. Portanto, foram protocoladas junto à Secretaria de Gestão, que fará a análise para saber os impactos financeiros que isso vai de fato causar nas contas do município, seja os cálculos da Secretaria de Saúde ou os cálculos do sindicato. A partir daí, é que nós vamos entender os números que isso vai impactar nas finanças do município e com isso avançar no acordo com a categoria. Nós estamos numa mesa de negociação e é dessa forma mesmo”, declarou o secretário municipal de Governo, Júnior Leite.

Ellaine Mendes, secretária municipal de Gestão, destacou o trabalho colaborativo com as diferentes categorias e reiterou o compromisso da administração liderada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em satisfazer as expectativas dos profissionais que buscam melhorias em suas carreiras. “Valorizar o servidor público é um dos pilares fundamentais desta gestão. A aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Enfermagem é uma de nossas principais prioridades. Nos empenharemos para garantir um tratamento justo e humanizado a todos”, afirmou a secretária.

“Aos poucos a gente vai avançando”, detalhou Júnior Leite. “Um vai abrindo mão de uma, o outro vai abrindo mão de outra para que a gente chegue a um denominador comum e faça com que eles saiam felizes com aquilo que estão pleiteando de acordo com o estabelecido em lei. Quem ganha com isso é a população, que continua com um belíssimo trabalho e serviço prestado pela categoria e se transforma. É isso que o prefeito Emanuel Pinheiro quer, atender de forma que todos saiam satisfeitos”, afiançou Júnior Leite.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 03 de maio (quinta-feira), às 9 horas, no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá, para apresentação da proposta elaborada pela Secretaria Municipal de Gestão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretarias de Governo e de Gestão recebem representantes dos agentes comunitários e agentes de endemias para debate sobre PCCV

Publicado

O secretário de Governo, Júnior Leite, e a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, receberam nesta quinta-feira (25) representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindacs-MT) para discussão do Plano de Cargos, Carreiras e Valores (PCCV) da categoria. A reunião também contou com a presença do vereador Rodrigo de Arruda e Sá. 

O encontro aconteceu no Salão Nobre do Palácio Alencastro e indicou que a categoria deverá fazer ajustes técnicos na minuta do PCCV e, em seguida, será realizada análise via Procuradoria Geral do Município (PGM) para que o debate sobre o impacto orçamentário avance. 

Segundo o presidente do Sindacs-MT, Domingos Antunes, a recepção proporcionada por Júnior Leite e Ellaine Mendes foi muito positiva, mostrando que a categoria pode confiar no esforço dos dois gestores em encontrar alternativas legítimas para trazer melhorias para os servidores. 

“Estamos fazendo um levantamento de todo andamento do PCCV e na semana que vem teremos uma nova reunião para poder impulsionar o plano e ver o impacto que vai dar”, afirmou o sindicalista. 

Para a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, o encontro foi um sinal de reaproximação por parte do Sindacs-MT. Um sindicato que, segundo a secretária, tem condições de auxiliar no debate e na construção do próprio PCCV. 

“Tem situações que temos de ser igual mãe: olhar todos de forma igual e depois individualizar cada caso, de cada filho, e é isso que estamos fazendo ao analisar a demanda de cada categoria, ouvindo a todos, apresentando nossas limitações e em quais pontos podemos avançar e eu tenho certeza que no caso dos agentes nós podemos avançar muito”, afirmou a secretária Ellaine Mendes.

O secretário de Governo, Júnior Leite, relembrou o pedido especial do prefeito Emanuel Pinheiro para oferecer a máxima atenção à categoria, considerada essencial para a administração pública e principal para os serviços de Saúde. 

“Não existe ninguém dentro desta gestão que queira mais assinar o PCCV dos agentes comunitários de endemias e de saúde do que Emanuel Pinheiro porque ele é servidor e conhece as necessidades da categoria”, afirmou Júnior Leite. “A missão que o prefeito nos passou foi a de tentar achar uma saída para aprovar o PCCV e se tiver alguma saída nós vamos achar”, completou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana