Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Várzea Grande

Motorista é flagrado jogando entulhos em lagoa de em Várzea Grande

Publicado


Um motorista de caminhão de 43 anos foi flagrado, na manhã desta segunda-feira (22), descartando restos de obras e entulhos em uma lagoa situada em área de preservação ambiental no bairro Unipark, em Várzea Grande. A ação contou com a atuação conjunta da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. O homem foi surpreendido no momento em que soterrava parte do espaço protegido. A equipe da Patrulha Ambiental Motociclística da Guarda Municipal interrompeu a prática e conduziu o motorista para a Central de Flagrantes. Técnicos do Meio Ambiente estiveram no local, aplicaram as autuações administrativas e acionaram o Ministério Público, que já acompanha o caso.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a conduta é considerada infração grave. O motorista deve responder criminalmente e ainda poderá receber multas. O processo segue em análise pelas autoridades competentes.

A operação integra as ações de monitoramento em pontos críticos de Várzea Grande, realizadas para combater descartes irregulares que colocam em risco lagoas, nascentes e cursos d’água. O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, destacou que a união entre os órgãos municipais é fundamental para proteger o patrimônio ambiental da cidade. “Estamos unindo esforços entre secretarias para coibir práticas criminosas que degradam nossas áreas naturais. A população também pode e deve ajudar, denunciando irregularidades para que possamos agir com rapidez”, afirmou.

A Guarda Municipal reforçou que a fiscalização ambiental tem caráter preventivo e repressivo, sendo executada diariamente em locais onde há maior risco de degradação. “Nosso trabalho é garantir resposta imediata e evitar que situações como essa se repitam”, pontuou comandante da Guarda Municipal, inspetor GM Juliano Lemos

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Prefeitura realiza patrolamento no bairro Monte Castelo após liberar o tráfego em travessia

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras, realiza nesta semana o patrolamento no bairro Monte Castelo, serviço que nivela e compacta o solo, preparando as ruas para o período chuvoso e garantindo maior segurança e trafegabilidade para os moradores.

O serviço acompanha a recente construção de uma travessia de concreto, liberada para o tráfego, que substituiu a antiga estrutura de madeira a qual foi derrubada pelas chuvas no ano passado. A nova obra, equipada com aduelas e materiais de maior qualidade, liga o Monte Castelo ao bairro Vila Operária, na região do Capela do Piçarrão, oferecendo maior resistência e espaço adequado para a vazão da água, evitando transtornos antigos.

Além da travessia, os moradores enfrentavam problemas com ruas intrafegáveis, mato, buracos e acúmulo de terra. O patrolamento atua diretamente nessas áreas, nivelando e compactando as vias, garantindo mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores do Monte Castelo.

“Após a ação emergencial para reconstruir a travessia, seguimos dando atenção ao bairro, melhorando a trafegabilidade e, sobretudo, a vida dos moradores”, destacou o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Pereira.

Ele ainda ressaltou que existe um projeto em estudo para pavimentação asfáltica do bairro, que poderá ser viabilizado, em breve, por meio de emenda parlamentar, garantindo infraestrutura definitiva para a comunidade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Várzea Grande alerta para fim do prazo de declaração do ITR

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segefaz), chama a atenção dos contribuintes para o fim do prazo para entrega das declarações do Imposto Territorial Rural (ITR), no próximo dia 30 de setembro. O documento deve ser elaborado com base nos Valores da Terra Nua que foram divulgados em julho deste ano.

Em Várzea Grande, há 1115 cadastros rurais ativos. Conforme o auditor fiscal municipal, Washigton Luiz Lopes Filho, a declaração do ITR é composta pelo Documento de Informação e Atualização Cadastral (DIAC) e pelo Documento de Informação e Apuração do ITR (DIAT) deve ser apresentada à Receita Federal até às 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 30 de setembro.

“O ITR prioriza o caráter extrafiscal da terra, ou seja, o ITR desempenha uma função essencial como instrumento de natureza extrafiscal, visando estimular o uso adequado da propriedade rural e combater a manutenção de latifúndios improdutivos caráter social. Além disso, incrementa a receita do município por meio do convênio que temos com a Receita Federal. Os munícipes devem se atentar aos Valores de Terra Nua, pois qualquer discordância de valor deve ser questionada por meio de laudo do proprietário da área”, conta o auditor.

Em caso de dúvidas, a Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, por meio do Núcleo de Tributação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), está à disposição para esclarecimentos pelo telefone (65) 3688 8218 ou pelo e-mail [email protected] .

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana