Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Polícia Civil prende policial penal investigado por facilitar ingresso de celular em penitenciária

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta segunda-feira (3.11), a Operação Sacramento, para investigar um policial penal suspeito de corrupção passiva e facilitação de ingresso de aparelho celular em estabelecimento prisional, quando estava lotado no Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda. Ele também é investigado por comércio irregular de arma de fogo e munições.

Foram cumpridos seis ordens judiciais, sendo cinco em Pontes e Lacerda – quatro de busca e apreensão e uma de prisão preventiva do policial penal alvo principal da operação -, e uma de busca e apreensão em Cuiabá, cujo alvo é outro policial penal.

A Corregedoria Geral da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) acompanha a operação deflagrada pela Delegacia Regional da Polícia Civil em Pontes e Lacerda e já instaurou procedimento administrativo para apuração sobre a conduta dos dois servidores investigados.

Segundo o delegado Gabriel Chadud, responsável pela investigação do caso, as apurações apontaram que o alvo principal da Operação Sacramento facilitou a entrada de um celular no CDP de Pontes e Lacerda e recebeu dinheiro para isso.

“Ele teve contato com pessoas de fora, que tinham interesse na entrada de um celular para um preso específico, negociou, recebeu o dinheiro, intermediou e confirmou a entrada no aparelho no estabelecimento, ou por ele, ou por alguém ligado a ele”, contou o delegado.

O policial penal foi alvo de outra investigação da Polícia Civil, a Operação Assepsia, realizada em março deste ano, que investigava a venda de acesso à internet no CDP de Pontes e Lacerda, em que ele foi preso. Desde então, ele foi afastado do cargo e está com tornozeleira eletrônica. A operação deflagrada hoje é fruto da extração de elementos colhidos após essa primeira ação.

Comércio de armas

Outra prática criminosa da qual o suspeito é investigado é a venda irregular de arma de fogo e munições. O outro alvo de busca e apreensão é ligado a esta parte da investigação.

“Ele negocia com pessoas da cidade valores, calibres, modelos, pagamentos, transportes, envio e recebimento de armas e munições de calibres permitidos e restritos, munições de fuzil, pistola, revólver”, afirmou o delegado Gabriel Chadud.

As investigações apontam que o policial penal de Cuiabá pode ser um dos fornecedores de armas e munições do policial de Pontes e Lacerda.

Nome da operação

O nome da operação, Sacramento, foi escolhido devido ao investigado, além de policial penal, também ser pastor.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Sema abre inscrições para mutirão do CAR Digital 2.0 em Diamantino

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) abriu as inscrições para participação no mutirão “CAR Digital 2.0 em Campo” que acontecerá no município de Diamantino, nos dias 25 a 27 de novembro. A ação será realizada na sede do Sindicato Rural do município, das 8h às 18h.

Para se inscrever, o produtor rural ou profissional técnico deve acessar o link: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMcmoX_vRM8pl98uOpwPvHnfsCwj3qoV9t1ZsmV8fnvFow_w/viewform?usp=publish-editor)

A secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, explica que no ato da inscrição, o proprietário rural e os profissionais técnicos poderão indicar o dia e o turno que gostariam de ser atendidos. O agendamento prévio busca agilizar o atendimento.

Durante o mutirão, analistas do órgão ambiental vão esclarecer as dúvidas e auxiliar na validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O atendimento é destinado a todos os municípios, com prioridade aos que já estão nas bases temáticas de referência elaboradas e homologadas no CAR Digital 2.0.

Além de Diamantino, outros nove municípios da região estão no Car Digital 2.0. São eles: São José do Rio Claro, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Nortelândia, Alto Paraguai, Denise, Arenápolis, Nova Olímpia e Santo Afonso.

“Será uma excelente oportunidade para que todos os envolvidos na regularização ambiental esclareçam diretamente com a equipe técnica da Sema as dúvidas sobre as funcionalidades do CAR Digital 2.0. A ideia é sentar ao lado do produtor e do responsável técnico e mostrar as bases de referência da sua propriedade, eventuais pendências existentes para a efetivação da regularização e construir as soluções”, destacou a secretária adjunta.

Em Diamantino, o “Car Digital 2.0 em Campo” é realizado pela Sema em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal. A iniciativa tem o apoio do Projeto Floresta+ Amazônia, Instituto Mato-grossense de Carne (Imac), Escritório Verde (JBS), Instituto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Vigia Mais MT auxilia na prisão de dois foragidos da Justiça

Publicado

Dois homens foragidos da Justiça foram presos pelas forças de segurança nesta terça-feira (4.11), após serem reconhecidos por câmeras do programa Vigia Mais MT no interior do Estado.

Em Rondonópolis, um homem condenado por furto foi identificado por uma câmera de reconhecimento facial, na região central da cidade. Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e após checagem e confirmação da identidade o suspeito foi encaminhado à delegacia.

A segunda prisão ocorreu em Lucas do Rio Verde, após o procurado por falta de pagamento de pensão alimentícia ser identificado por câmera de reconhecimento de veículo no centro da cidade.

Durante abordagem, a polícia confirmou a identidade do condutor com a do procurado pela Justiça do Paraná, e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana