Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá renova frota com 32 novos caminhões de coleta de lixo

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), entregou na manhã desta quarta-feira (5) os primeiros 32 caminhões zero quilômetro que passam a integrar a frota responsável pela coleta de lixo doméstico na capital mato-grossense.

Os novos veículos são do modelo Volkswagen 26.260, equipados com tecnologia Euro 6, reconhecida por reduzir significativamente a emissão de poluentes e o consumo de combustível, garantindo mais eficiência e sustentabilidade ao serviço.

De acordo com a Limpurb, a frota é composta por 30 caminhões truck de 19 metros cúbicos, com capacidade para transportar entre 12 e 15 toneladas de resíduos, e dois caminhões truck de 15 metros cúbicos, com capacidade de 8 a 10 toneladas.

O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, destacou que a renovação representa um marco importante para a zeladoria urbana e reforça o compromisso da gestão municipal com a eficiência e o cuidado com a cidade.

“Estamos renovando 100% da frota de coleta de lixo doméstico. A partir de hoje, todos os caminhões que circulam em Cuiabá são novos, zero quilômetro. Isso garante mais eficiência, mais economia e menos emissão de poluentes. É um ganho para a cidade, para o meio ambiente e para os servidores que atuam diariamente nesse serviço essencial”, afirmou Wellaton.

Cada caminhão atuará com uma equipe formada por um motorista e três coletores, mantendo a estrutura operacional atual.

Atualmente, Cuiabá recolhe entre 500 e 700 toneladas de lixo por dia, podendo chegar a 800 toneladas nas segundas e terças-feiras, quando há maior volume de descarte. No fim do mês, a média acumulada é de 15 a 16 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos coletados.

Melhorias no sistema de coleta

A entrega da nova frota é mais um passo dentro do processo de modernização e regularização do sistema de coleta em Cuiabá. Em julho deste ano, a Prefeitura apresentou o resultado do plano emergencial de regularização da coleta de lixo doméstico, conduzido pela Limpurb. Após 30 dias de ação intensiva, o município atingiu 98,18% de regularização dos serviços em toda a capital, índice aferido por meio de monitoramento técnico realizado entre 26 de maio e 21 de junho.

Entre as medidas implementadas no plano emergencial, destacam-se o envio diário de relatórios operacionais, o aumento dos setores de coleta de 23 para 25 áreas, a manutenção mínima de 25 caminhões durante o dia e 27 à noite, além da instalação de quatro ecobolsões e da distribuição de 30 contêineres com capacidade mínima de mil litros.

A Limpurb também implantou uma Central de Monitoramento em tempo real, que permite o acompanhamento via GPS de toda a frota de caminhões coletores. A tecnologia garante precisão no cumprimento das rotas, rapidez na identificação de falhas e maior transparência na execução dos serviços.

Além disso, fiscais de campo, conhecidos como “apontadores”, atuam diariamente nas ruas, acompanhando os caminhões e elaborando relatórios que asseguram a qualidade e a continuidade do serviço.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Prefeita em exercício reforça valor da produçãpo local em feira da indústria

Publicado

Autoridades políticas e empresariais prestigiaram a abertura da Expoind MT 2025, na noite de terça-feira (4), no Centro de Eventos do Pantanal, como a prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, o governador do Estado, Mauro Mendes, e empreendedores da indústria de Mato Grosso e deputados federais, estaduais e vereadores de Cuiabá. A programação segue até o dia 06, com palestras e exposições.

A prefeita parabenizou os organizadores e destacou a importância da agricultura familiar e da produção de alimentos para o Brasil, lembrando suas próprias origens ligadas ao campo. Lembrou que os estados e produtores que mais geram riqueza e alimento não recebem retorno justo em forma de tributos e investimentos, o que mantém o país em uma lógica “colonial”, onde quem produz continua sendo explorado.

E defendeu que “é preciso valorizar o que é produzido em Mato Grosso. Consumir e promover os produtos locais, fortalecendo a economia e a sustentabilidade”.

Também reafirmou seu compromisso em apoiar o setor produtivo na luta por maior reconhecimento e valorização daqueles que sustentam o país.

Segundo o presidente da FIEMT (Federação das Indústrias de Mato Grosso), Silvio Rangel, a Feira de Negócios da Indústria é um momento histórico para o estado e para o Sistema Fiemt, por ser um grande palco para mostrar a força, capacidade e protagonismo da indústria mato-grossense.

Na oportunidade agradeceu aos expositores, parceiros institucionais, patrocinadores, ao governo, e aos sindicatos e diretores da Fiemt, reconhecendo o esforço da equipe que tornou o evento possível.

E ressaltou que 2025 é um ano simbólico, pois marca os 50 anos da Federação das Indústrias de Mato Grosso, celebrando meio século de trabalho, desafios, conquistas e compromisso com o desenvolvimento estadual.

Por sua vez, o governador Mauro Mendes destacou que a indústria mato-grossense é um setor estratégico e complementar ao agronegócio, responsável pelo forte crescimento econômico do Estado nas últimas décadas. “O futuro de Mato Grosso é promissor, com oportunidades para novos investimentos e expansão industrial sustentável”, pontuou.

Também disse estar preocupado com a situação econômica nacional, devido o desequilíbrio das contas públicas federais e seus possíveis reflexos negativos sobre estados e municípios. “Mas, o governo de Mato Grosso tem feito sua parte, mantendo equilíbrio fiscal e realizando investimentos significativos, o que demonstra que Mato Grosso vive outro cenário se comparado ao cenário econômico brasileiro”, frisou.

A abertura contou com a apresentação cultural do Grupo Flor Ribeirinha, além da palestra com o economista Samy Dana. A prefeita em exercício acompanhou a programação até o final.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Vereadora destaca conclusão do relatório da CPI das Fraudes Fiscais de Cuiabá

Publicado

Débora Inácio | Assessoria da vereadora Michelly Alencar 
Durante a sessão ordinária dessa terça-feira (4), a vereadora Michelly Alencar (União Brasil), presidente da Comissão das Fraudes Fiscais, destacou o encerramento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou possíveis irregularidades na gestão da Prefeitura de Cuiabá até o ano de 2024.
O relatório final, elaborado pela comissão com base em nos documentos reunidos e informações coletadas nas oitivas, foi entregue à Mesa Diretora da Câmara Municipal pelos membros da comissão: vereadora Michelly Alencar (presidente), vereador Kássio Coelho (vice-presidente) e vereador Daniel Monteiro (relator).
A vereadora ressaltou que os levantamentos e as oitivas apontaram para “graves” indícios de infrações à Lei de Responsabilidade Fiscal, com despesas  não  pagas que ultrapassaram R$ 360 milhões, além de R$ 295 milhões em compromissos empenhados sem a devida autorização orçamentária. 
“A CPI das Fraudes Fiscais demonstra a ponta do iceberg que a gestão passada deixou para Cuiabá. Nossa cidade estava afundada em um caos financeiro, e reconstruí-la exige responsabilidade e transparência. Não é possível reconstruir sem dinheiro e as provas levantadas mostram a gravidade da situação herdada”, afirmou a parlamentar.
O documento concluiu que o responsável pelas irregularidades cometidas pelo Comitê de Eficiência de Gastos foi o seu então presidente, o ex-prefeito Emanuel Pinheiro. A CPI também entendeu que houve responsabilidade proporcional de outros ordenadores de despesas, como secretários municipais das pastas de Educação, Saúde e Obras, além das secretarias de Governo, Gestão, Fazenda e Planejamento.
 “Esta CPI cumpriu o seu papel. Nosso trabalho não é personalista; é técnico, transparente e feito com zelo pelo dinheiro público. Não podemos naturalizar desvios e irresponsabilidades que comprometem o futuro da nossa cidade”, concluiu Michelly.
Com a entrega do relatório final à Mesa Diretora, o documento será encaminhado para apreciação em sessão ordinária. “A CPI das Fraudes Fiscais encerra seus trabalhos com a sensação de dever cumprido e com a expectativa de que os órgãos competentes, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, adotarão as medidas cabíveis diante das constatações apresentadas”, pontuou a parlamentar. 
Os vereadores que compõem a CPI seguirão acompanhando os desdobramentos do caso junto aos órgãos de controle. 

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana