Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Secretária de Agricultura de Ribeirão Cascalheira busca apoio com senador Jayme Campos e garante recursos para o município

Publicado

 

Cuiabá Mato Grosso – Em agenda oficial nesta semana, a secretária municipal de Agricultura de Ribeirão Cascalheira, Iquesia Moura, se reuniu com o senador Jayme Campos (União Brasil-MT) no escritório do parlamentar em Várzea Grande.

O encontro teve como objetivo buscar apoio para fortalecer o setor agrícola do município, especialmente a agricultura familiar.

Durante a reunião, Iquesia solicitou a destinação de tendas para a cobertura da Feira Municipal, além de um veículo para atender às atividades operacionais da Secretaria de Agricultura. Segundo a gestora, o encontro foi produtivo e sinalizou perspectivas positivas para o município.

“Fomos muito bem recebidos pelo senador Jayme. Saio daqui feliz pelo apoio recebido do nosso companheiro Jayme. Acreditamos que, com essa parceria, conseguiremos fortalecer ainda mais a agricultura familiar e as ações da nossa secretaria”, destacou a secretária.

O senador Jayme Campos demonstrou receptividade às demandas e garantiu que irá buscar caminhos para viabilizar os pedidos. Ele também anunciou que quase R$ 800 mil em recursos federais já foram enviados recentemente para a área da saúde de Ribeirão Cascalheira. O valor, segundo o parlamentar, já está disponível na conta da Prefeitura para ser utilizado em melhorias no atendimento à população.

A agenda da secretária teve continuidade na manhã desta quinta-feira (25), em Cuiabá, com uma visita ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No local, ela tratou de pendências relacionadas às comunidades da Primorosa e da PÁ Cancela, que aguardam regularizações junto ao órgão federal. Também foram discutidos processos administrativos ligados ao trabalho de assessores da agricultura no município.

A Secretaria de Agricultura de Ribeirão Cascalheira segue comprometida em buscar recursos e apoio institucional para ampliar o atendimento aos produtores locais, com foco na agricultura familiar, na infraestrutura rural e na regularização fundiária.

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Boletim de balneabilidade da Sema traz opções seguras para quem quer se refrescar neste fim de semana

Publicado

Para driblar o clima quente e ainda se divertir, o banho de rio no fim de semana é uma boa pedida. Mas antes de fazer a programação, que tal dar uma olhada no boletim da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) divulgada esta semana sobre a qualidade da água em 41 pontos de Mato Grosso?

A boa notícia é que em alguns locais considerados impróprios na análise realizada no ano passado conseguiram reverter o cenário. No município de Diamantino, por exemplo, os moradores já podem frequentar as praias Ribeirão Vermelho, Frei Manoel e Areial. Em Nova Marilândia, a Praia dos Cachorros também saiu da classificação de imprópria para própria.

A estudante de cinema, Lívia Fiuza, disse que sempre que pode vai a Chapada dos Guimarães para se refrescar nas cachoeiras localizadas no parque. Ela destacou a importância do trabalho realizado pela Sema e disse se sentir mais segura em acessar os locais que passaram pela análise.

“A divulgação do boletim de balneabilidade é uma prestação de serviço de saúde pública à população. Eu me sinto muito mais segura em frequentar os locais que estão próprios para banhos. Chapada dos Guimarães tem muitos atrativos que precisam cada vez mais ser cuidados e conservados”, afirmou a estudante.

O coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo, explica que a coleta da balneabilidade consiste na realização de amostras, durante 5 semanas consecutivas, em locais utilizados por banhistas para recreação de contato primário (balneabilidade), no trecho onde é possível atingir a isóbata de 1 metro.

São coletadas amostras para análise microbiológica e medido o pH. As amostras são acondicionadas em caixas térmicas e enviadas para análise no Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde são processadas. Esse processo vai se repetir uma vez por semana, durante 5 semanas.

Ao final, técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria (excelente, muito boa ou satisfatória) ou imprópria para banho.

Conforme o boletim, também estão próprias para banho as seguintes praias:

Várzea Grande: Passagem da Conceição

Cuiabá: Comunidade Aguaçú, Ponte de Ferro da Guia, Ponte de Ferro no Rio Coxipó, Mutuca, Rio Claro, Balneário Soberbo (Coxipó Açú), Coxipó do Ouro e , Salgadeira.

Chapada dos Guimarães: Cachoeira dos Namorados e Lago de Manso (marinas).

Barra do Garças: Praia da Primavera/Rio Araguaia – do Pontal do Araguaia, Bosque Rio Garças e a Cachoeira Pé da Serra.

Nobres: Rio Estivado (Bom Jardim) e Aquário Encantado

Jaciara: Cachoeira da Mulata e Rio Tenente Amaral (Água Jaciara).

Nortelândia: Rota do Sol

Colíder: Balneário Rancho Baixadão, Cachoeira Mercúrio e Cachoeira da Família;

Guarantã do Norte: Balneário Cachoeirinha, Balneário do Cláudio e Balneário Stregue;

Matupá: Cachoeirinha E-60, Ponte Peixotinho, Captação Rio Peixoto de Azevedo e Lago 1;

Peixoto de Azevedo: Cachoeira da Onze;

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Penal intercepta mais um drone com celulares que sobrevoava penitenciária de Rondonópolis

Publicado

Policiais abateram mais um drone, nesta sexta-feira (26.9), que tentou sobrevoar a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, para deixar diversos materiais ilicitos, entre eles, celulares.

A ação policial foi registrada nesta manhã, quando a equipe do plantão Alpha notou que um aparelho, equipado com uma linha de mais de 300 metros de extensão, sobrevoava a unidade prisional para tentar deixar os materiais para os presos. Ao identificar a presença do equipamento, os policiais penais atuaram imediatamente, utilizando os protocolos de segurança para impedir que a carga fosse deixada na penitenciária.

O aparelho carregava dois celulares, uma bateria de celular, um carregador, fones de ouvido e uma carteira de cigarro.

A direção da penitenciária informou que tem reforçado as medidas de vigilância e monitoramento do espaço aéreo da unidade prisional, a fim de coibir ocorrências desse tipo.

“Temos reforçado dia a dia as normas de segurança, contando com a atuação de policiais penais para a identificação e abatimento de drones não autorizados. E a atuação firme, diligente e comprometida de toda a equipe reforça a importância do trabalho desempenhado na preservação da ordem, da segurança pública dentro da unidade e que se reflete também fora dos muros”, observou o diretor Ailton Ferreira.

Entre janeiro e setembro deste ano, aproximadamente 60 drones foram apreendidos ao sobrevoar unidades prisionais de Mato Grosso na tentativa de depositar materiais proibidos. A maioria deles, 40 aparelhos, foi abatida na penitenciária de Rondonópolis pelas equipes da Polícia Penal.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana