Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Sema abre inscrições para mutirão do CAR Digital 2.0 em Diamantino

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) abriu as inscrições para participação no mutirão “CAR Digital 2.0 em Campo” que acontecerá no município de Diamantino, nos dias 25 a 27 de novembro. A ação será realizada na sede do Sindicato Rural do município, das 8h às 18h.

Para se inscrever, o produtor rural ou profissional técnico deve acessar o link: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMcmoX_vRM8pl98uOpwPvHnfsCwj3qoV9t1ZsmV8fnvFow_w/viewform?usp=publish-editor)

A secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, explica que no ato da inscrição, o proprietário rural e os profissionais técnicos poderão indicar o dia e o turno que gostariam de ser atendidos. O agendamento prévio busca agilizar o atendimento.

Durante o mutirão, analistas do órgão ambiental vão esclarecer as dúvidas e auxiliar na validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O atendimento é destinado a todos os municípios, com prioridade aos que já estão nas bases temáticas de referência elaboradas e homologadas no CAR Digital 2.0.

Além de Diamantino, outros nove municípios da região estão no Car Digital 2.0. São eles: São José do Rio Claro, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Nortelândia, Alto Paraguai, Denise, Arenápolis, Nova Olímpia e Santo Afonso.

“Será uma excelente oportunidade para que todos os envolvidos na regularização ambiental esclareçam diretamente com a equipe técnica da Sema as dúvidas sobre as funcionalidades do CAR Digital 2.0. A ideia é sentar ao lado do produtor e do responsável técnico e mostrar as bases de referência da sua propriedade, eventuais pendências existentes para a efetivação da regularização e construir as soluções”, destacou a secretária adjunta.

Em Diamantino, o “Car Digital 2.0 em Campo” é realizado pela Sema em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal. A iniciativa tem o apoio do Projeto Floresta+ Amazônia, Instituto Mato-grossense de Carne (Imac), Escritório Verde (JBS), Instituto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Mato Grosso avança na implantação do novo Data Center estadual

Publicado

O Governo de Mato Grosso, por meio das secretarias de Fazenda (Sefaz) e de Planejamento e Gestão (Seplag), juntamente com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), formalizou o contrato com a empresa Sodalita Informática e Telecomunicação Ltda, que será responsável pela construção e operação do novo Data Center do Estado. A contratação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (4.11) e representa um investimento de R$ 51,7 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II).

O novo Data Center vai ampliar a capacidade de processamento e armazenamento de dados, garantindo maior segurança às informações fiscais, financeiras e administrativas do Executivo estadual. A estrutura dará suporte à transformação digital do Governo, permitindo a expansão de sistemas integrados, serviços eletrônicos e soluções tecnológicas voltadas ao atendimento da sociedade.

De acordo com a Sefaz, o Data Center atenderá demandas da própria secretaria e da MTI, e contará com uma Sala Cofre, ambiente preparado para proteger dados e equipamentos críticos contra incêndios, inundações, sabotagem e demais incidentes.

A execução do contrato está dividida em duas macrofases. A primeira inclui a elaboração do Projeto Executivo, a obtenção da Certificação Tier III, que assegura alta disponibilidade e confiabilidade na operação, e a implantação completa do Data Center e da Sala Cofre. Já a segunda fase contempla os serviços de suporte, manutenção e garantia, assegurando o funcionamento contínuo da infraestrutura.

“Data Centers Tier III são projetados para operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções. Qualquer componente pode ser substituído sem que os sistemas sejam desligados, garantindo continuidade de serviços. Esse é um investimento importante e estratégico para o Estado”, destacou o secretário adjunto de Transformação Digital e Inovação Fazendária, Kleber Geraldino.

A implantação do novo Data Center representa um avanço significativo para Mato Grosso, fortalecendo a infraestrutura digital do governo e oferecendo mais estabilidade, agilidade e confiabilidade para os sistemas que atendem servidores, contribuintes e cidadãos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em edificação comercial

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, nesta terça-feira (4.11), um incêndio em uma edificação comercial localizada no centro de Sinop (a 481 km de Cuiabá).

A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por volta das 20h25 e, prontamente, se deslocou até o local. Ao chegar, foi constatado que o fogo teve início nas proximidades da casa de máquinas, em um depósito, e se propagou para o interior do forro.

Os bombeiros realizaram a abertura de acesso e o combate direto às chamas, conseguindo extinguir o incêndio antes que se alastrasse por toda a edificação. Para conter o fogo, foram utilizados aproximadamente 500 litros de água.

Durante a ação, a equipe do 4º BBM contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que cedeu um caminhão-pipa para auxiliar no combate.

Após a extinção das chamas, a equipe realizou o rescaldo e o monitoramento de possíveis pontos de reacendimento. Não houve registro de vítimas.

*Sob supervisão de Hannah Marques

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana