Várzea Grande
Várzea Grande encerra campanha com mais de 36 mil atendimentos realizados
Publicado
3 de novembro de 2025, 13:30
Além das atividades nas unidades e nos espaços públicos, as equipes da Secretaria de Saúde também atenderam demandas externas, fortalecendo o trabalho em rede com outras instituiçõe
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande encerrou a campanha Outubro Rosa 2025 com um balanço positivo e resultados expressivos nas ações de prevenção e promoção da saúde da mulher. Ao longo da campanha foram contabilizados mais de 36 mil atendimentos.
Além das atividades nas unidades e nos espaços públicos, as equipes da Secretaria de Saúde também atenderam demandas externas, fortalecendo o trabalho em rede com outras instituições.
E o saldo foi surpreendente: 14.667 atendimentos médicos, 6.936 atendimentos de enfermagem, 1.786 atendimentos odontológicos, 935 coletas de preventivo, 10.886 vacinas aplicadas e 1.315 solicitações de mamografia — somando mais de 36 mil atendimentos realizados em todo o Município.
A Saúde municipal intensificou as estratégias de chamamento das mulheres que aguardavam há anos na fila para a realização de mamografias, além de uma série de atividades realizadas nas unidades básicas e em espaços públicos do Município.
O lançamento oficial da campanha ocorreu no dia 6 de outubro, na clínica FEB Saúde, onde foram realizados exames de mamografia. Também foi realizado – em todas as unidades de saúde do Município – um grande mutirão de atendimento voltado à saúde da mulher, com vacinação, coleta de preventivos (CCO), atendimento odontológico, consultas médicas e liberação de pedidos de mamografia.
Entre as participantes, Maria das Graças Silva, moradora do bairro Jardim Imperial, comemorou a oportunidade de finalmente realizar o exame que esperava há dois anos.
“Eu estava na fila desde 2023 e agora consegui fazer minha mamografia. Fui muito bem atendida e estou aliviada, porque a gente sabe que quanto mais cedo descobre, mais chances tem de se curar”, contou.
AÇÕES EXTERNAS – A equipe da Unidade de Saúde da Família Laurentino Paulo Cerqueira, do bairro Água Limpa, estive na Instituição de Acolhimento de Meninas de Várzea Grande promovendo uma ação especial em alusão ao Outubro Rosa. A atividade contou com a presença da equipe da unidade e também, das acadêmicas do 7º período do curso de medicina da Universidade de Várzea Grande (Univag). Elas estavam acompanhadas pela professora doutora Gabrielle Chaves de Souza, onde ministraram uma palestra educativa sobre prevenção do câncer de colo de útero, vacinação HPV, prevenção do câncer de mama e autoexame das mamas, prevenção ao uso de drogas e métodos contraceptivos.
Após a palestra, foi promovida uma roda de conversa em um ambiente acolhedor e de escuta qualificada, onde as adolescentes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências. Na ocasião, também foram administrada vacina da HPV, conforme o calendário vacinal do Ministério da Saúde.
ENCERRAMENTO – O encerramento das atividades ocorreu na última sexta-feira (31), no Várzea Grande Shopping, em parceria com o Hospital Santa Rosa, que mantém uma unidade no local. A ação ofereceu testes rápidos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação e palestra orientativa sobre o autocuidado. Durante o evento, muitas pessoas que passavam pelo shopping aproveitaram para verificar a saúde e receber orientações.
Foi o caso de Pedro Churtz, natural de Farroupilha (RS), que havia acabado de chegar a Cuiabá para um passeio no Pantanal e aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e a glicemia.
“Essas ações são importantíssimas para a população. Ter a saúde em local público facilita. E para nós, que saímos de um estado com muito frio e chegamos à Cuiabá, onde a temperatura é mais elevada, é bom checar se está tudo certo para o passeio”, comentou com um sorriso.
A ação no shopping contabilizou mais de 400 atendimentos, sendo, 263 testes rápidos, 76 doses de vacinas administradas, 65 aferição de pressão arterial, 58 testes de glicemia capilar.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde, Janaína Pinheiro, destacou o empenho das equipes e a importância da mobilização. “O Outubro Rosa é uma das campanhas mais emblemáticas do SUS porque reforça o papel da Atenção Primária como porta de entrada para o cuidado integral da mulher. Nossas equipes não apenas realizaram atendimentos nas unidades, mas também atenderam demandas de empresas e instituições que solicitaram ações extramuros. O resultado é fruto do trabalho coletivo e do compromisso de toda a rede com a saúde feminina”, afirmou Janaína.
Com o encerramento do Outubro Rosa, a Secretaria reforça que o cuidado com a saúde da mulher continua sendo prioridade durante todo o ano. As unidades de saúde seguem disponíveis para agendamento de exames e acompanhamento preventivo.
Galeria de Fotos (20 fotos)
Várzea Grande
Contribuintes poderão usufruir de descontos nos impostos municipais em 2026
Publicado
5 de novembro de 2025, 13:01
Quem estiver com pendências pode regularizar a situação junto ao Fisco Municipal com descontos de até 99% sobre juros e multas
A Prefeitura de Várzea Grande informa que os contribuintes que estão em dia com o Fisco Municipal poderão usufruir de descontos e vantagens como, por exemplo, no momento da quitação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2026.
Para quem está com pendências, o Mutirão Fiscal 2025 é a oportunidade de fechar o ano sem dívidas. Com a prorrogação do prazo do Mutirão, as vantagens e os descontos de até 99% em juros e multas seguem mantidos.
“Continuamos com a campanha, pois tem sido um grande sucesso, afinal, é o maior Mutirão já visto em Várzea Grande, nunca se chegou a um desconto nesse percentual de 95%. Inclusive, foi um pedido dos contribuintes para prorrogar o prazo. Peço para que a população continue comparecendo e participando do desenvolvimento de Várzea Grande”, conta o secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva.
Ainda conforme o secretário, o contribuinte sem débitos de anos anteriores está habilitado para usufruir de descontos que são concedidos para quem opta pelo pagamento à vista do IPTU e do Alvará até a data de vencimento. Sobre os pedidos de prorrogação, Marcos destaca que a partir do dia 20 de novembro algumas empresas já começam a quitar o 13º salário. “E parte dos contribuintes que pediu a prorrogação do prazo do nosso Mutirão têm exatamente a intenção de negociar os débitos utilizando esse dinheiro extra”.
ADESÃO – Os atendimentos podem ser realizados, presencialmente, no Paço Municipal, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, no Centro de Atendimento ao Cliente (CAC). Os munícipes também podem ser atendidos no posto avançado da Subprefeitura do Cristo Rei ou ainda na Procuradoria Municipal. Também há atendimento, de forma virtual, pelo aplicativo WhatsApp pelo número (65) 9 8404-6296.
Confira as condições especiais do Mutirão Fiscal 2025:
– Pagamento à vista: desconto de 99% sobre multa moratória e juros de mora
– Parcela em até 6 meses: desconto de 85% sobre multa moratória e juros de mora
– Parcela de 7 a 12 meses: desconto de 70% sobre multa moratória e juros de mora
– Parcela de 13 a 18 meses: desconto de 60% sobre multa moratória e juros de mora
Várzea Grande
Várzea Grande regulamenta gestão de resíduos e exige plano ambiental de ‘Grandes Geradores’
Publicado
5 de novembro de 2025, 13:01
De acordo com o decreto, todo empreendimento que gerar mais de 200 litros de resíduos por dia será considerado ‘Grande Gerador’ — incluindo comércios, indústrias, hospitais, construtoras, condomínios e outros estabelecimentos
A Prefeitura de Várzea Grande publicou o Decreto nº 71/2025, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Município e define novas regras para o manejo, coleta e destinação final dos resíduos produzidos por empresas, condomínios, obras e demais grandes geradores. O objetivo é garantir uma gestão mais eficiente, sustentável e transparente dos resíduos urbanos, em consonância com as leis federal e estadual.
De acordo com o decreto, todo empreendimento que gerar mais de 200 litros de resíduos por dia será considerado ‘Grande Gerador’ — incluindo comércios, indústrias, hospitais, construtoras, condomínios e outros estabelecimentos. Esses geradores passam a ser responsáveis diretos pela coleta, transporte, tratamento e destinação ambientalmente adequada dos resíduos que produzem.
“O Município está dando um passo importante para organizar e fiscalizar a destinação dos resíduos, garantindo que cada responsável faça sua parte. Isso significa menos lixo em locais indevidos, mais reciclagem e mais respeito ao meio ambiente”, explicou a prefeita Flávia Moretti.
O novo sistema também prevê o uso da plataforma digital PGRS Digital, onde os empreendimentos deverão se cadastrar e elaborar seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O processo será totalmente eletrônico, eliminando atendimentos presenciais. Cada plano será analisado e, após aprovado, o empreendimento receberá um Certificado de Aprovação com validade de um ano.
Entre as principais exigências, os ‘Grandes Geradores’ deverão:
• Cadastrar-se na Secretaria Municipal de Meio Ambiente
• Elaborar e manter atualizado o PGRS
• Comprovar a destinação correta dos resíduos, por meio de notas fiscais, certificados e relatórios
• Encaminhar materiais recicláveis preferencialmente para cooperativas de catadores
• Evitar o uso do serviço público municipal de coleta e dos ecopontos para descarte próprio
O decreto também determina que condomínios residenciais e comerciais façam a separação dos resíduos orgânicos e recicláveis e garantam destinação ambientalmente correta, podendo estabelecer parcerias com cooperativas locais.
Para as empresas de construção civil, passa a ser obrigatória a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), com controle rigoroso do transporte e descarte do entulho.
Além disso, os empreendimentos que comercializam produtos com logística reversa obrigatória — como pilhas, baterias, pneus, eletroeletrônicos e embalagens — deverão manter sistemas próprios de recolhimento e destinação, em parceria com o poder público, que atuará como agente fiscalizador.
O decreto entra em vigor imediatamente, e os responsáveis por atividades sujeitas as novas regras terão 60 dias para se adequar. O não cumprimento poderá resultar em advertência, multa, suspensão temporária da atividade ou até cassação do alvará de funcionamento.
“Com essa regulamentação, queremos tornar Várzea Grande uma cidade mais limpa, responsável e comprometida com o futuro. Cada empresa e cidadão tem um papel essencial nesse processo”, reforçou Flávia Moretti.
O sistema PGRS Digital estará disponível, em breve, no portal oficial da Prefeitura de Várzea Grande, e todas as informações, manuais e orientações técnicas poderão ser acessadas online.
Sinop se consolida como maior polo educacional do Norte de Mato Grosso
Produtores de Sorriso são contemplados pelo FUNDAAF e recebem aporte para fortalecimento produtivo
Marina Ruy Barbosa exibe novo visual loiro em cliques de biquíni: ‘Beleza surreal’
Parque Florestal receberá calçada ecológica em seu entorno; veja o projeto
Inaugurada a Casa Aconchego
Política MT
Assembleia inicia discussão da Lei Orçamentária 2026 em audiência da CCJR
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (4), a...
Unemat e SES discutem ampliação de estágio no Hospital Regional de Cáceres
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) articulou uma reunião entre o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e representantes...
Audiência pública debate nesta quinta-feira (6) o Índice de Participação dos Municípios no ICMS
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, nesta quinta-feira (6), a partir das 15 horas, no Plenário das Deliberações...
Cidades
Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...
Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...
Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão
Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...
Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...
Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial
PRF apreende arma de fogo e detém motorista embriagado após sinistro em Sorriso (MT)
Na noite desta terça- feira (3), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender um sinistro de trânsito na...
Força Tática prende dois homens por tráfico de drogas, apreende supermaconha e R$ 4,5 mil em dinheiro
Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional prenderam dois homens, de 21 e 35 anos, por tráfico ilícito...
Polícia Militar prende homem por tentativa de feminicídio contra a namorada em Cuiabá
Policiais militares do 10º Batalhão prenderam um homem, de 38 anos, por tentativa de feminicídio contra a namorada, de 43...
Mais Lidas da Semana
-
Cuiabá1 de novembro de 2025, 11:01Prefeitura de Cuiabá intensifica atendimentos e mutirões no Hospital São Benedito durante o mês de outubro
-
Cuiabá1 de novembro de 2025, 15:30Show do Guns N’ Roses celebra parceria entre Governo e Prefeitura e coloca Cuiabá no circuito internacional
-
Agronegócio3 de novembro de 2025, 08:31Futuro dos benefícios fiscais para agrotóxicos volta a ser julgado esta semana no STF
-
Política MT30 de outubro de 2025, 19:01Procuradoria da Mulher leva oficina “Entre Pedras e Balões” para colaboradoras de hospital e maternidade
-
Agronegócio3 de novembro de 2025, 08:00Feira da Agricultura Familiar do IFRO ampliará negócios em Ji-Paraná
-
Política MT29 de outubro de 2025, 22:00Deputados aprovam projeto de decreto que trava consignados ilegais e protege servidores superendividados
-
Política MT3 de novembro de 2025, 18:31Site do Trófeu Parlamento já tem mais de 13 mil acessos
-
Política MT31 de outubro de 2025, 20:30ALMT reforça compromisso com a inclusão e leva tradução em Libras das telas da TV para as redes sociais








