conecte-se conosco


Mato Grosso

Obras de arte do artista Victor Hugo tomam conta das trilhas do Parque Mãe Bonifácia

Publicado

Mais de 60 obras de arte estão espalhadas entre as árvores das trilhas do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. São animais de Mato Grosso pintados pelo artista plástico Victor Hugo, por meio do projeto Floresta Viva, lançado no último domingo (06/06), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
 
A exposição permanente do pintor mato-grossense tem como objetivo estimular a consciência ambiental, afirma o artista. “Os animais estão em pontos estratégicos para que as pessoas possam fotografar, fazer uma selfie e ser um multiplicador em suas redes sociais”, afirma Victor Hugo.
 
Ele ressalta a importância dessa intervenção artística para chamar atenção à conservação ambiental. “É um alerta quanto à destruição do próprio animal e da própria floresta”. Entre as espécies retratadas estão a onça-pintada, onça-parda, quati, tamanduá, arara-azul e outras aves encontradas nos três Biomas: Pantanal, Amazônia e Cerrado. 
 
 
Durante o processo de produção das pinturas, o artista desenvolveu uma técnica que não agride as árvores utilizadas para a exposição das pinturas. Cada peça foi feita em tecido, e depois, fixada nos troncos, sem prejudicar as plantas.
 
Próximo a cada árvore existe uma placa com o nome do animal e um QR Code, que pode ser lido pelas câmeras dos smartphones, e apresenta um pequeno texto informativo sobre a espécie retratada.  O projeto Floresta Viva foi financiado com recursos de Compensação Ambiental.
 
A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, pontua a importância do parque e da intervenção do artista. “Esse Parque é um espaço de preservação, de atividades físicas, e a exposição artística se torna mais um atrativo para que os mato-grossenses possam contemplar”.
 
Serviço:
O Parque Mãe Bonifácia está aberto à população para a realização de trilhas, academia ao ar livre, e contemplação da exposição permanente Floresta Viva todos os dias, das 6h às 18h. A unidade fica localizada na Av. Miguel Sutil, em Cuiabá.

*Com orientação de Lorena Bruschi

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Ex-prefeito Valdenir Santos lidera pesquisa eleitoral em Nova Ubiratã, aponta Instituto Torres Pesquisas

Publicado

por

Estudo revela preferência da população e reflete força política do pré-candidato na corrida eleitoral

Uma pesquisa eleitoral recente realizada pelo Instituto Torres Pesquisas, registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número MT-07770/2024, trouxe à luz o panorama político em Nova Ubiratã, município situado a 460 km da capital, revelando a preferência da população em relação aos pré-candidatos à prefeitura.

O estudo, financiado pelo Jornal O Estado, revelou que o ex-prefeito Valdenir Santos continua a ser uma figura proeminente na memória dos habitantes locais, mesmo após quatro anos fora do mandato. Santos lidera as intenções de voto, obtendo 36,50% do apoio popular.

Os dados, coletados entre os dias 17 e 19 de abril, junto a 200 eleitores residentes em Nova Ubiratã, apontam Valdenir Santos como o favorito na corrida eleitoral. Em segundo lugar está o atual prefeito e também pré-candidato, Neninho, com 33% das intenções de voto. Na sequência, aparecem Adilsinho com 6% e Jeferson Moreira 5% . Os eleitores indecisos representam 14% do total, enquanto os votos brancos e nulos somam 5,50%.

A pesquisa, com um nível de confiança de 95%, possui uma margem de erro de 6.8% pontos percentuais para mais ou para menos. Seu público-alvo é a população residente de Nova Ubiratã, com 16 anos ou mais de idade e apta a votar, totalizando 7.681 indivíduos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes a 2022.

O desenho da amostra foi elaborado com base em informações populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2010, e nos dados do eleitorado fornecidos pelo TSE/TER em 2022. A pesquisa, de natureza quantitativa, foi realizada por meio de questionário estruturado, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional e domiciliar.

As amostras foram coletadas em diversos bairros do município, incluindo Centro, Jardim Primavera, Jardim Vitória, Novo Horizonte, Jardim Niterói, Santa Helena, Impérial, Comunidade Santo Antônio, Comunidade Novo Mato Grosso, Comunidade Santa Terezinha e Comunidade Entre Rios, visando representar diferentes segmentos da população de Nova Ubiratã.

Os resultados da pesquisa evidenciam a força política e a significativa aceitação de Valdenir Santos entre os eleitores do município, colocando-o em uma posição vantajosa na disputa pela prefeitura de Nova Ubiratã, caso as eleições fossem realizadas no momento da pesquisa.

Este estudo eleitoral não apenas fornece dados cruciais para o entendimento das preferências e tendências da população de Nova Ubiratã em relação aos candidatos à prefeitura, mas também contribui para o debate público e o acompanhamento do cenário político local.

Por Jornal O Estado, com base nos dados fornecidos pelo Instituto Torres Pesquisas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

“Brincadeira é uma coisa e ofensa é outra”, afirma palestrante em webinar da Seduc sobre enfrentamento ao bullying

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou nesta quinta-feira (25) o webinar “Bullying e Cyberbullying: “Comunidade Escolar Diversa e Inclusiva” para estudantes, profissionais da educação e toda comunidade escolar. A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre os efeitos negativos do bullying e cyberbullying e, também, orientá-los sobre as habilidades de resoluções desses conflitos.

Uma das convidadas e palestrante do Webinar, jornalista Luzimar Collares, destacou que o bullying não pode ser considerado uma brincadeira e que a fala violenta e agressiva dentro do ambiente escolar pode ser algo perturbador para quem sofre. “Brincadeira é uma coisa e ofensa é outra, isso vale tanto para o estudante quanto para o professor e demais profissionais da educação”. 

Para Luzimar, é importante discutirmos um assunto como esse com a sociedade de forma geral, pois muitos acabam praticando bullying por falta de conhecimento. “Então, a conscientização é o primeiro passo”, avaliou.

Professores e demais trabalhadores da educação estão engajados nas escolas com diálogos que possibilitem o desenvolvimento de competências socioemocionais dirigidas à tolerância, à resiliência, à empatia e ao respeito à diversidade. “É necessário falar sempre sobre o bullying, que humilha, intimida e traumatiza pessoas de todas as idades”, disse Patrícia Carvalho, responsável pelo Núcleo de Mediação Escolar da Seduc.

Ela contou que as ações começaram com a “Semana de prevenção e combate ao bullying e cyberbullying”, em todas as 647 escolas da rede, em razão do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, lembrado o dia 7 de abril. “Estamos combatendo o bullying nas escolas com envolvimento de toda a comunidade escolar, constantes campanhas de conscientização e capacitação de equipes pedagógicas”, completou Patrícia.

Roger Adriel, psicólogo da equipe psicossocial da Escola Estadual Dom Pedro II, em Cuiabá, participou do webinar e avalia que as ações realizadas pela Seduc em abril são necessárias para criar ambientes mais seguros e saudáveis para todos. “Atualmente, temos trabalhado muito em nossa escola, não somente a questão da conscientização, mas também o enfrentamento”, argumentou.

Os estudantes, Anny Gabriieli, 15 anos, e, José Augusto, 16, ambos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual José Leite de Moraes, em Várzea Grande, apresentaram no evento as boas práticas que a escola realizou e vem realizando com seus estudantes na prevenção e combate ao bullying e cyberbullying. 

Conforme os estudantes, a escola tem uma parceria com a Polícia Civil para realização de palestras e ações envolvendo também o Grêmio estudantil. “Aprendemos o que é o bullying e como ele funciona e também pode se apresentar como um comportamento prejudicial no futuro”, ressaltou Anny.

O estudante José Augusto destacou sobre um podcast realizado para estudantes do ensino fundamental. “Usamos um modelo de perguntas e respostas, assim, sanamos muitas dúvidas”, completou ele.

O presidente do Grêmio Estudantil da Escola Dom Pedro II, Leonardo César, 13 anos, estudante do 8º ano do ensino fundamental, mediou o webinar e também falou sobre as ações da sua escola no enfrentamento ao bullying e cyberbullying. 

Segundo ele, durante o ano são realizadas palestras e rodas de conversas, todos os estudantes são conscientizados sobre o problema e a gravidade dele. “Deu certo na minha escola e hoje estamos compartilhando o resultado com os colegas”.

Também participaram do webinar o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Raul Zainedin, residente no Estado do Paraná, o representante Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rafael Sedano, estudante da Escola Estadual Ulisses Guimarães e residente no Município de Campo Verde, além de Gabriel Rodrigues, representante da União Brasileira dos Estudantes (UBES).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana