A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu um jovem, de 21 anos, algo de investigação de crimes de estelionato desencadeada pela Polícia Civil do Distrito Federal.
A ação foi realizada, nesta quinta-feira (26.3), por meio da equipe policial da Delegacia Especializada de Estelionato (DEE), em Cuiabá.
Conforme a investigação, o suspeito utlizava anúncios de veículos publicados na internet para criar versões falsas, copiando as informações originais e substituindo o contato pelo seu próprio número de telefone. Desse modo, pessoas interessadas na compra dos veículos acabavam entrando em contato diretamente com o golpista, que se passava pelo verdadeiro proprietário.
Segundo a investigação, concomitantemente, o suspeito também se comunicava com os donos legítimos dos automóveis, informando que havia possíveis compradores interessados na compra. Estima-se que pelo menos 11 pessoas do DF teriam sido vítimas do golpe.
As investigações continuam com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos e verificar se há mais vítimas do esquema.
Modos operandi
Conforme levantado, as vítimas se encontravam pessoalmente com os verdadeiros vendedores, acreditando estarem realizando uma negociação legítima. No entanto, no momento do pagamento, o golpista instruía o comprador a transferir o valor para uma conta indicada por ele.
O golpe só era descoberto após a transferência do dinheiro, quando comprador e vendedor percebiam que haviam sido enganados.
Policiais militares do 12° Batalhão prenderam dois homens, de 19 e 25 anos, e uma mulher, de 18 anos, pelo crime de sequestro e cárcere privado, nesta sexta-feira (3.4), em Sorriso. Com os suspeitos, foram apreendidas uma pistola e sete munições calibre .40, e uma quantia de R$1450 em dinheiro.
A equipe policial recebeu informações de que um homem de 21 anos foi sequestrado no bairro Morada do Parque. Diante das características da vítima e do veículo Uno, o qual estava conduzindo, os policiais iniciaram as buscas.
Em determinado momento, os militares localizaram o veículo em frente a um espaço de festas. Em seguida, a vítima pulou o muro do local e pediu por socorro.
Em relato à PM, o homem informou que foi receber uma quantia em dinheiro de uma das suspeitas e foi surpreendido por outros dois homens que realizaram o sequestro. A vítima ainda ressaltou que foi torturado com agressão e afogamento, além do crime ter sido transmitido por vídeo chamada.
A equipe entrou no local e encontrou uma mulher e dois homens, que foram abordados. Durante buscas, uma pistola calibre .40 com sete munições foi localizada, além de uma quantia em dinheiro.
Questionados sobre o crime, os suspeitos confirmaram as agressões a mando de uma facção criminosa.
Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a delegacia, junto com o material apreendido, para as providências que o caso requer.
Com ações e operações de combate ao tráfico de drogas, a Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil de Mato Grosso, apresentou resultados expressivos no primeiro semestre de 2026, com a desarticulação de grupos criminosos envolvidos com o comércio de entorpecentes e repressão à lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico.
Nos três primeiros meses do ano, a Denarc realizou 15 operações policiais, que resultaram na prisão de 96 pessoas, sendo 20 delas em flagrante e 76 em cumprimento de mandados de prisão, expedidos pela Justiça com base em investigações conduzidas pela equipe da especializada.
Dentro das operações policiais, também foi dado cumprimento a 132 mandados de busca e apreensão, que contribuíram para a coleta de provas e o avanço de procedimentos relacionados ao tráfico de drogas e às atividades financeiras ilícitas associadas.
No campo investigativo, foram instaurados 235 inquéritos policiais e relatados 246 procedimentos, demonstrando o volume de trabalho técnico e a consolidação de provas encaminhadas ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para responsabilização dos envolvidos.
Durante as operações e diligências, os policiais civis também apreenderam seis armas de fogo e 44 aparelhos celulares, que passaram por perícia e análise de dados, contribuindo para a identificação de outros integrantes das redes criminosas e o mapeamento de rotas e fluxos do tráfico.
Desarticulação patrimonial
Além da repressão direta ao tráfico, a delegacia intensificou as investigações com foco na desarticulação patrimonial dos grupos criminosos, conseguindo o bloqueio judicial de cerca de R$ 29,5 milhões e o sequestro de 25 veículos e cinco imóveis vinculados a investigados.
Segundo o delegado titular da Denarc, Wilson Cibulskis Junior, as medidas visam enfraquecer financeiramente as organizações criminosas e impedir a continuidade das atividades ilícitas.
O delegado destacou ainda que os números refletem a atuação estratégica da unidade, com foco em investigações qualificadas, integração com outras forças de segurança e uso de técnicas modernas de inteligência policial.
“A prioridade tem sido desarticular estruturas organizadas, atingir o patrimônio do crime e reduzir a oferta de drogas no estado, protegendo a população e enfraquecendo financeiramente os grupos criminosos. A finalidade da delegacia é manter o ritmo de operações policiais dos últimos anos, focando especialmente em financiadores e nas lideranças do crime organizado”, disse o delegado.
Drogas incineradas
Outro ponto que ganhou destaque no primeiro trimestre foi a quantidade de entorpecente incinerada. No período, a Denarc realizou a incineração de aproximadamente duas toneladas de entorpecentes, retirando de circulação grande quantidade de drogas que seriam distribuídas em diferentes regiões do estado.
“A queima do material ilícito apreendido é o ato final do trabalho de enfrentamento ao tráfico, destruindo tudo aquilo que movimenta o crime de tamanha gravidade que afeta pessoas, devasta famílias e causa tanta tristeza à sociedade”, concluiu Cibulskis.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade