Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Teatro e reflexão social: espetáculo “Sinhadores: pelo direito à terra” chega a Lucas do Rio Verde

Publicado

Lucas do Rio Verde recebeu nesta terça-feira, 23, o espetáculo teatral “Sinhadores: pelo direito à terra”, do Grupo Teatro Faces, de Primavera do Leste (MT). A iniciativa integra uma circulação estadual que busca ampliar o acesso à cultura e promover reflexões sobre questões sociais por meio do teatro.

A programação contou com uma apresentação voltada a estudantes da Escola Estadual Militar Tiradentes Soldado PM Adriana Morais Ramos. Além de acompanhar a encenação, os alunos puderam interagir com os atores, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

(Foto: Ascom/Janderson Kawano)

Já na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, cerca de 20 alunos da Oficina Cultural de Teatro participaram de uma roda de conversa especial conduzida pela companhia. A atividade proporcionou troca de experiências, aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas teatrais.

(Foto: Ascom/Janderson Kawano)

Para a aluna da oficina cultural de teatro, Eduarda Glaba, a atividade foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos e conhecer diferentes vivências artísticas.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Aprendemos novas técnicas, compartilhamos experiências e conhecemos diferentes formas de trabalhar o teatro. Ter esse contato com um grupo que circula por várias cidades nos inspira e contribui muito para o nosso crescimento artístico”, destacou.

Com texto e direção de Wanderson Lana, o espetáculo retrata a história de uma comunidade marcada pela fome e pela dependência de uma figura que controla as decisões dos moradores. A partir dessa realidade, a obra convida o público a refletir sobre liberdade, autonomia, dignidade humana e o direito de sonhar.

(Foto: Ascom/Janderson Kawano)

Para a coordenadora das oficinas culturais do município, Keila Fernandes, a iniciativa fortalece o acesso à arte e complementa o trabalho desenvolvido nas oficinas culturais.

“Receber um espetáculo como esse é uma oportunidade importante para nossos estudantes e alunos. O teatro desperta reflexões, amplia horizontes e contribui para a formação artística e pessoal dos participantes”, ressaltou.

A circulação do espetáculo teve início em Campo Verde e Rondonópolis, passou por Lucas do Rio Verde e segue para Sorriso. O projeto é realizado com recursos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), através do edital Viver Cultura, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apoiou a realização da ação, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento da formação artística no município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lucas do Rio Verde

Nossa Cidade, Nossa História: alunos da rede municipal visitam monumentos históricos de Lucas do Rio Verde

Publicado

Em Lucas do Rio Verde, o aprendizado vai além da sala de aula. Ao longo desta semana, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Olavo Bilac visitaram os monumentos históricos do município. A atividade, realizada com o apoio da Secretaria de Educação, integra o projeto de Língua Portuguesa “Nossa Cidade, Nossa História: Descobrindo Lucas do Rio Verde por meio da reportagem”, que valoriza e aproxima os alunos da história e cultura local.

Durante o projeto, os estudantes são introduzidos ao gênero textual e assumem o papel de “repórteres mirins”, responsáveis por investigar a história, curiosidades e elementos que compõem o patrimônio histórico e cultural da cidade, além de entrevistar pioneiros do município.

Para a professora responsável pelo projeto, Juliana Vargas, a iniciativa é fundamental para enriquecer o repertório dos estudantes. “Essa visita tem grande valor para os alunos, pois contribui diretamente para a construção da bagagem cultural de cada um. Muitos não conheciam partes da cidade nem seus monumentos históricos e, por meio da pesquisa, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre eles.”

Entusiasmada, a aluna Laura Helena compartilhou como foi sua experiência. “Está sendo muito legal, porque estamos conhecendo vários monumentos que eu não conhecia. Esse projeto ajuda a gente a conhecer melhor a nossa cidade.”

Na etapa final, os estudantes reunirão os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além das pesquisas e entrevistas realizadas, para a produção de um produto jornalístico. O material poderá ser apresentado em diferentes formatos, como reportagens, mural informativo, exposição fotográfica, podcast e entre outros.

Ao transformar a cidade em espaço de aprendizado, o projeto da Escola Olavo Bilac amplia horizontes e fortalece o vínculo dos estudantes com a própria história. Iniciativas como essa evidenciam o compromisso da gestão municipal em formar cidadãos críticos, participativos e preparados para o futuro, sem perder de vista a valorização das raízes e da memória local.

Conheça os monumentos históricos do município no site da Prefeitura, por meio do endereço eletrônico: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/museu-monumentos/.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Merendeiras de Lucas do Rio Verde recebem prêmio PNAE 2026 em Brasília

Publicado

A Educação de Lucas do Rio Verde viveu uma manhã especial com o reconhecimento da alimentação escolar do município no 3º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. Nesta terça-feira (23), as merendeiras Keila Rafaela e Benilce dos Santos, da Escola Municipal Profª Joice Martinelli Munhak e do Centro de Educação Infantil Girassol, participaram do Prêmio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026, em Brasília. Na ocasião, cada uma foi premiada com R$ 5 mil por suas receitas, que se destacaram pela qualidade e criatividade. As unidades de ensino também receberam R$ 8 mil para investir em melhorias nas cozinhas escolares.

Também participaram da cerimônia de premiação as nutricionistas da rede municipal, Vânia Haraki e Viviane Lima, e os gestores das unidades, José Marcos e Jean Panta.

“É um dia de muita alegria para a Secretaria ver nossas profissionais sendo reconhecidas em um concurso nacional pelo excelente trabalho que entregam às nossas crianças. A alimentação escolar é essencial para que os alunos consigam aprender e se desenvolver plenamente. Só tenho a agradecer e parabenizar as merendeiras Keila e Benilce, assim como todos os profissionais da alimentação escolar da rede municipal”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Ao todo, foram selecionadas 55 receitas por meio de votação popular, sendo duas por Unidade da Federação e uma por Entidade Federal.

Para representar Mato Grosso, foram escolhidas as receitas Bobó de Tilápia, da Escola Joice, com 193 votos únicos, e Filé de Tilápia com Requeijão e Farofa de Monguba, do C.E.I. Girassol, com 153 votos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

A iniciativa integra o projeto “Alimentação Escolar Nota 10” e é realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Itaipu Binacional, por meio do programa Mais que Energia, além do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA).

O reconhecimento nacional reafirma o compromisso da gestão municipal de Lucas do Rio Verde em oferecer uma alimentação escolar que une nutrição e sabor, contribuindo diretamente para o desenvolvimento dos estudantes. A conquista valoriza o trabalho diário das merendeiras, que preparam, com dedicação e carinho, refeições que alimentam não apenas os alunos, mas também sonhos e oportunidades para o futuro luverdense.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana